Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Conheça os erros mais comuns na instalação do sistema de energia solar

Especialista destaca importância do rigor técnico para o bom funcionamento de um sistema fotovoltaico

Fabrício Queiroz

A energia solar fotovoltaica é hoje uma tendência do mercado quando se pensa em economia e sustentabilidade. As vantagens de ter um sistema próprio de geração de energia são cada vez mais atrativas para empresários e consumidores residenciais, mas alguns cuidados são importantes na hora de instalar as placas e outros equipamentos.

Isso porque alguns erros comuns podem comprometer a segurança e a eficiência do sistema, levando inclusive alguns clientes a não alcançarem a economia almejada. Na avaliação do gerente comercial de grandes projetos da Solar365, Paulo Virgulino, a falta de observação de aspectos como o sombreamento sobre os painéis, a estrutura de fixação adequada ao tipo de telhado ou telha, o andar sobre os módulos e as diferentes orientações de telhado estão entre os principais problemas detectados.

"As perdas por sombreamento podem afetar a eficiência do sistema durante horários específicos; em relação a estrutura, os trilhos inadequados podem desalinhar os módulos, gerando divergência de tensão e corrente nos módulos de um mesmo arranjo, prejudicando a geração; já o andar pode criar pontos quentes nos módulos, em alguns casos até início de incêndio; e a depender da orientação, a irradiação solar que incide no módulo é menor em relação aos orientados ao norte", explica Paulo Virgulino.

De acordo com o técnico, a principal causa desses erros está relacionada à vistoria técnica inadequada, bem como a problemas na simulação do projeto e ao uso de mão de obra não qualificada na montagem. Por isso, ele destaca que o cliente deve exigir todo o rigor técnico no processo, desde a concepção até a ativação do sistema.

"É importante, na visita técnica, registrar fotos do local e elaborar um projeto 3D com simulação de sombreamento, também é necessário registrar os tipos de estrutura no telhado do cliente, incluindo espaçamento entre vigas, bem como manter espaçamento entre a instalação dos módulos, de forma a possibilitar um caminho para movimentação", pontua Paulo Virgulino, acrescentando que a utilização de inversores - que são os equipamentos responsáveis por transformar a corrente contínua em corrente elétrica -, com  capacidade para controlar múltiplos módulos ao mesmo tempo também é recomendada.

Para evitar esses e outros problemas, contar com a expertise de uma empresa certificada e com experiência na implantação de projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica faz toda a diferença. A Solar365 oferece soluções completas para o atendimento das demandas de todos os perfis de clientes. "A Solar365 possui equipes qualificadas de acordo com as normas técnicas regulamentadoras, como a NR10 para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; a NR35 para Trabalhos em Altura; a NBR 16149 que trata das características de interface com a rede de distribuição e a NBR 16690 para instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos", destaca.

Saiba mais sobre as condições para instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou empreendimento, entrando em contato com a Solar365 por esse link.

Solar 365
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!