CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sistema OCB/PA desenvolve ação com cooperativas minerais na região sudoeste do Pará

Iniciativa da instituição estimula as boas práticas cooperativistas

Conteúdo sob responsabilidade de anunciante
fonte

Guiar as cooperativas para uma gestão orientada com oportunidades de mercado e redução de riscos é um dos propósitos do AvaliaCoop, programa de diagnósticos que visa incentivar as boas práticas cooperativistas. Desta forma, durante duas semanas no mês de novembro, o Sistema OCB Pará realizou atendimentos em cooperativas do segmento mineral, nos municípios de Novo Progresso e Itaituba e seus distritos, Moraes de Almeida e Castelo dos Sonhos.

Durante esse período, a técnica de operações do segmento mineral do Sistema OCB Pará, Luciane Fiel, percorreu a região sudoeste paraense realizando atendimentos direcionados à aplicação do diagnóstico de identidade, um dos níveis do programa que avalia conformidades da legislação e dos princípios cooperativistas, com as cooperativas COOPERTRANS, CGL, COOGAMIBRA, COOPERMINERA, DOIS CORINGAS e UNIOURO. Também houve atendimento as cooperativas COOPERMI e COOPEMVAT, registradas recentemente a entidade, apresentando a necessidade e importância de adesão ao diagnóstico.

Com grande importância nas ações com as cooperativas minerais, a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP), auxilia nesta sensibilização sobre a importância e resultados positivos que podem ser alcançados pelo AvaliaCoop. Assim como também aderiu ao diagnóstico, para estar gerindo e atuando da melhor maneira possível.

“Eu agradeço ao sistema OCB|PA por proporcionar aprendizado e capacitação, por meio do diagnóstico com as cooperativas minerais, e a técnica Luciane Fiel pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pois a partir de agora nossas cooperativas dão mais um passo para legalização no âmbito do cooperativismo paraense, e estão mais motivadas a buscar conhecimento e organizar a casa. Estou feliz em ver que estamos no caminho certo”, disse Amaro Rosa, presidente da FECOGAP.

VEJA MAIS

image Happy Hour da Bioeconomia prospectou mais de R$52 mil reais para cooperativas paraenses
Iniciativa apoiada pelo Sistema OCB Pará ocorreu no dia 26 de outubro, no Espaço São José Liberto

A adesão vem gerando um olhar mais detalhado para o segmento, com grandes avanços e desenvolvimentos vindo de cooperativas regulares com o Sistema OCB|PA. Uma delas é a COOPERTRANS, cooperativa com mais de 6 mil cooperados, que foi reconhecida como cooperativa ouro, na categoria identidade cooperativista, no prêmio SomosCoop|PA 2022, a maior premiação do cooperativismo paraense.

“É muito importante para que possamos melhorar a nossa gestão, e estarmos sempre alinhados com as conformidades cooperativistas. Nos motiva saber que temos uma instituição tão forte como a OCB, preocupada com a gestão e a vida das cooperativas. Então, mais uma vez, agradeço ao Sistema OCB pela oportunidade de estar com a gente fazendo esse diagnóstico e nos orientando”, disse Pedro Mello, presidente da COOPERTRANS.

Desenvolvimento

Outro exemplo de como o Avaliacoop tem auxiliado no desenvolvimento das cooperativas, é a Cooperativa do Garimpeiro Legal (CGL), que através das orientações sobre liderança e gestão, definiu propósito e estratégias, implementando na sua identidade missão, visão e valores, visando alcançar uma mineração mais justa e responsável.

“O diagnóstico é um grande passo, uma vez que, auxilia no desenvolvimento da CGL, com ações de aprendizagem contínua que contribuem ao desenvolvimento da autogestão. Tendo como base todo esse conhecimento, a Cooperativa CGL detém de forma atual, missão, visão e valores, que traduzem essa gestão e com finalidade, integrar ao seu cooperado, respeitando a ética, legalidade, inclusão e dentre outros valores, oferecendo condições dignas de seu sustento e oportunidade para que todos possam crescer de forma ética e responsável”, contou Jéssica Colares, diretora financeira da CGL.

Luciane Fiel destaca o Avaliacoop como um impulsionador no desenvolvimento das cooperativas, reforçando a missão persistente de manter o compromisso, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável das cooperativas. “O diagnóstico identidade é fundamental,pois possibilita ajustes orientados desde o processo de admissão de um cooperado até o retorno da atividade à comunidade local, através das ações socioambientais, tem assim contribuído para uma gestão mais assertiva, proporcionando impacto positivo e fortalecendo o segmento mineral”, disse a técnica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!