Sistema Fiepa leva mais educação para São Sebastião da Boa Vista, no Marajó
Iniciativa pretende melhorar os índices de educação da região

O Sistema Fiepa, por meio do Sesi e do Senai, está contribuindo com o município de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, para melhorar os índices da educação e gerar emprego e renda na região. As ações envolvem aulas de robótica na educação básica, cursos profissionalizantes e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA Pro). O trabalho iniciou em maio de 2022 e já está dando resultados expressivos.
Em pouco mais de um ano, já são 400 alunos certificados pelos cursos de qualificação profissional do Senai, 2 mil beneficiados pelas aulas de robótica, implementadas pelo Sesi, na rede municipal de ensino, e mais de 70 alunos cursando a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA Pro), modalidade de ensino em que o aluno conclui a educação básica e, ao mesmo tempo, aprende uma profissão.
“Agradecemos a confiança do Senai e do Sesi de adotarem São Sebastião da Boa Vista como um município de referência no Marajó para desenvolver este projeto. Nós representamos o povo boavistense e queremos ser multiplicadores desse projeto para melhorar nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nossa educação de ensino médio e nossa educação de ensino superior”, disse o prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo.
VEJA MAIS
Segundo os diagnósticos feitos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), dos 17 municípios que formam o arquipélago do Marajó, 15 não possuem planejamento para a educação. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, enquanto no Brasil a evasão escolar nas séries iniciais é de 0,5, no Pará, é de 1,7 e, no Marajó, é de 3,2. Nas séries finais, o abandono da escola nos municípios marajoaras chega a quase 8, enquanto no estado é de 4,5 e no Brasil é de 1,9.
Para Dário Lemos, diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi, quando a responsabilidade pela educação é dividida, pode gerar bons resultados para a comunidade.
“Nosso objetivo, primeiramente, é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em São Sebastião da Boa Vista e sabemos que a realidade de um município só pode ser transformada por meio de uma educação de qualidade. Quando encontramos pessoas interessadas com essa transformação e alinhadas com nosso modo de ver a educação, não medimos esforços para contribuir”, reforça Lemos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA