Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Aumento da Selic torna a poupança novamente atrativa para rendimentos

Investir na carteira de poupança pode ser uma boa opção para quem está entrando no mundo dos investimentos

Paloma Lobato

Iniciar no mundo dos investimentos pode ser mais fácil do que você pensa. E uma boa alternativa pode ser a poupança, que tem se mostrado uma opção simples, prática e acessível. Com o aumento da taxa Selic, que chegou a 13,75%, os fundos de investimento perdem competitividade e a tradicional caderneta de poupança ganha os holofotes, se tornando uma excelente opção de investimento.

A caderneta de poupança se torna atrativa pois tem seu ganho garantido por lei (TR + 6,17% ao ano) e não sofre qualquer tributação, diferentemente dos fundos de renda fixa que têm que recolher o Imposto de Renda sobre seus rendimentos. A tributação aumenta de acordo com o prazo de seu resgate, e ainda tem a cobrança da taxa de administração cobrada pelas instituições financeiras.

Além de ser uma alternativa na hora de fazer um investimento, o Sicredi destacou as principais vantagens de investir na poupança, que é um produto acessível, de baixos valores de aplicação, sem custos, com rentabilidade garantida e de baixo risco. 

Isenção de taxas e custos

Como já falamos anteriormente, um dos principais pontos favoráveis para investir na poupança é a isenção de taxas e custos, já que é isenta de imposto de renda e IOF para pessoa física.

Para pessoas jurídicas com fins lucrativos, a tributação de imposto de renda ocorre trimestralmente; para pessoas jurídicas sem fins lucrativos, a tributação acontece mensalmente, salvo em situações de isenção e imunidade amparadas na legislação vigente.

Liquidez diária: resgate do dinheiro a qualquer momento

A poupança apresenta liquidez diária, permitindo que o resgate seja feito a qualquer momento, sem dificuldades para o investidor (Banco de Imagens/Freepik)

A liquidez se refere à facilidade e velocidade para converter um ativo em dinheiro novamente. Em outras palavras, ela é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Ao optar pela poupança, o investidor iniciante tem a garantia de liquidez, já que ao solicitar um resgate, os recursos são disponibilizados na conta corrente na mesma hora, de forma simples, livre de burocracias. A poupança apresenta liquidez diária, permitindo que o resgate seja feito a qualquer momento, sem dificuldades para o investidor.

Valor mínimo de aplicação acessível

Começar a investir na poupança é muito mais fácil do que se pensa e o valor mínimo de investimento é acessível a todos. Para começar a investir na poupança, o valor mínimo é R$ 1,00 seja pessoa física ou pessoa jurídica. E depois do investimento inicial, não há valores mínimos.

Gostou de entender um pouco mais sobre as vantagens de investir na poupança? Caso queira saber mais sobre essa modalidade e começar a investir ainda hoje, o Sicredi pode te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu investimento! Abra a sua conta poupança pelo aplicativo Sicredi X, disponível para android ou iOS

Sicredi
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!