Como tirar o passaporte? Veja passo a passo, custo e documentos necessários

Serviço está disponível em Ananindeua, no posto da Polícia Federal, localizado no Shopping Metrópole

fonte

Sejam para lazer ou negócios, viagens internacionais exigem apresentação do passaporte, com exceção dos países da América do Sul e que integram o Mercosul, onde brasileiros podem entrar para prática do turismo portando a carteira de identidade (RG), desde que a mesma tenha sido emitada nos últimos 10 anos.

Para solicitar o documento, o processo é relativamente simples, e parte dele pode ser realizada via internet. Para solicitar ou renovar seu passaporte é necessário primeiramente realizar um agendamento pelo site da Policia Federal (PF).

image Posto da Polícia Federal está localizado no Shopping Metrópole, em Ananindeua (André Oliveira / O Liberal)

Em seguida, se dirigir a uma unidade da Polícia Federal, como a do Shopping Metrópole, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. No local é possível entregar os documentos necessários, além de coletar impressões digitais e fazer a fotografia. Tudo isso com o conforto e a segurança de utilizar um serviço que está dentro de um shopping e, ainda poder resolver outras demandas caso necessário como, ir ao supermercado, pagar uma conta, entre outras.

Confira o passo a passo para emissão do passaporte:

- Reunir documentos de identidade válidos, em bom estado de conservação e que identifique o cidadão plenamente como carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitaçã, que deve ser acompanhada de um documento original que informe seu local de nascimento. A certidão de nascimento é exigida apenas para menores de 12 anos. Caso o nome ou sobrenome tenha sido alterado alguma vez, é necessário apresentar também certidões de casamento, divórcio, alterações de nome social, conforme o caso;

- Preencher formulário online;

- Gerar o boleto e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) que atualmente corresponde a R$ 257,25 e tem validade de 10 anos;

- Agendar atendimento presencial pelo site da Polícia Federal;

- Apresentar documentos no posto da PF;

- Consultar andamento do processo pelo site;

- Buscar o passaporte no posto da PF;

Quem pode solicitar o passaporte brasileiro?

- Pessoas regularizadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso tenha idade entre 18 e 70 anos na última eleição;

- Se a pessoa interessada for homem, deve estar regularizado com o serviço militar obrigatório e ter idade entre 19 e 45 anos no ano da solicitação do documento;

- Cidadãos sem impedimentos judiciais para emitir passaporte ou sair do país.

Agora que você já sabe como proceder, é só programar a viagem e partir. Ah, e se quiser comprar roupas novas, mala, mochila, sapatos e outras coisas mais para fazer bonito no destino escolhido, o Metrópole tem tudo o que você precisa. Clique aqui e confira!

Shopping Metropole
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!