Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Saiba como a alimentação saudável pode ajudar nos dias de calor intenso

Durante as férias escolares, os cuidados com a saúde devem ser redobrados devido às altas temperaturas

Dayane Baía

O verão amazônico eleva as temperaturas entre os meses de junho a novembro com a redução de chuvas. O calor intenso e a exposição ao sol nas praias e balneários favorece a desidratação e outros riscos para a saúde, principalmente durante as férias escolares. Para fortalecer a imunidade, a alimentação balanceada é uma aliada do organismo nessa época do ano.

Daniela Lemos é nutricionista atuante no Hospital Beneficente Portuguesa e explica que mesmo nesses momentos de descontração, a rotina de cuidados com a ingestão de nutrientes é essencial. Os maiores riscos, além da desidratação, são aumento de percentual de gordura, intoxicação alimentar e a baixa da imunidade que prejudica a defesa contra doenças oportunistas.

Com atitudes simples e planejamento é possível aproveitar a diversão sem deixar de se prevenir. “Como forma de aumentar os cuidados nesse período deve-se manter a hidratação ao longo do dia, levar sempre para os passeios opções de lanches intermediários como frutas, castanhas e ovos. As refeições principais devem ser sempre compostas de mais proteínas do que carboidratos e muita salada”, pontua a profissional de saúde.

Atenção à procedência dos alimentos

Para evitar problemas gastrointestinais é fundamental ficar atento aos locais em que são consumidos os alimentos, como restaurantes, barracas e aqueles vendidos por ambulantes, por exemplo.

“Lembrar de escolher um local confiável para consumir essas refeições é de suma importância para evitar riscos de intoxicação alimentar. Então observe como acontece a preparação dos alimentos e se a procedência é segura. Em locais como praias, evitar o consumo de alimentos crus”, reforça a nutricionista.

Quanto mais natural melhor

Frutas, verduras e vegetais podem ser consumidos à vontade, principalmente aqueles que contém mais água e são mais refrescantes, como muitas frutas, verduras e legumes. Alface, couve, frutas cítricas como abacaxi laranja e limão além de melancia e melão auxiliam na hidratação. A água de coco também é uma ótima pedida.

Nem todo líquido hidrata

Daniela orienta que a hidratação deve ser realizada de forma eficiente ao longo do dia. “Lembrando que apenas frutas e água de coco não atingirão sua necessidade e não substituirão a água. Uma dica é sempre multiplicar o peso atual por 30 e aí você tem uma média da quantidade de água que precisará tomar ao longo do dia para manter-se hidratado”, recomenda a nutricionista.

Ao contrário do que se possa imaginar, as bebidas alcoólicas aumentam o processo de desidratação. Quando consumidas, devem ser balanceadas com a ingestão de água. A prática é importante também para reduzir os efeitos da ‘ressaca’. “A cada copo de bebida alcoólica consumida você poderá alternar com um copo de água mineral, e assim se manterá hidratado”, enfatiza Daniela.

Hospital Beneficente Portuguesa recomenda o aumentos dos cuidados com a saúde durante o calor intenso. Clique aqui e saiba mais.

Serviço:

Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa

Urgência e Emergência
Contatos: (91) 3215-4325 / (91) 3215-4414

Unidade Hospital São João de Deus

Endereço: Rua Boaventura da Silva, 895

Unidade Hospital D. Luiz I

Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 868
Contato: (91) 3215-4444
Redes Sociais: @beneficenteportuguesaoficial
Site: beneficenteportuguesa.com.br

Conteúdo de Marca
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!