Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Vai pegar a estrada? Saiba a importância da manutenção preventiva dos pneus

Manter a segurança do veículo durante a viagem requer alguns cuidados antes de pegar a estrada

Paloma Lobato

As férias estão chegando e muita gente já planeja pegar a estrada para curtir os dias de folga. Mas antes de sair de casa, é fundamental ficar atento a alguns cuidados com o veículo que devem ser tomados antes de viajar. Um dos cuidados rotineiros que mais podem poupar o veículo de desgastes e evitar acidentes é a manutenção dos pneus. 

Esse cuidado deve ser feito periodicamente e, principalmente, antes de viagens mais longas, já que as condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outras peças, além do consumo de combustível, que 

A RR Pneus sabe a importância da manutenção preventiva e destacou os principais cuidados que devem ser tomados para garantir uma viagem sem sustos e sem riscos desnecessários. 

Calibragem

A falta de calibragem dos pneus pode comprometer a segurança durante o uso do veículo. Rodar com pneus com a calibragem incorreta traz uma série de prejuízos como a redução da vida útil dos pneus, assim como o impacto negativo no consumo de combustível. Então, antes de viajar, a dica é verificar a pressão do ar, mas sempre com o pneu frio.

Balanceamento e alinhamento
Circular com rodas desbalanceadas causam danos aos pneus (Banco de Imagens/Pexels)
Circular com rodas desbalanceadas causam danos aos pneus. Esse tipo de atitude pode diminuir a vida útil e provoca desconforto ao dirigir. Se você está pensando em pegar a estrada nas férias, não deixe de fazer o balanceamento e alinhamento no seu veículo. Além de trazer riscos para a sua segurança, andar com os pneus desbalanceados pode comprometer outros componentes do veículo.

Estepe

Antes de sair de casa, verifique o estado de seu estepe. Cheque se o mesmo está corretamente calibrado e se tem os sulcos com altura mínima de 1,6 mm, o TWI, que é o limite de segurança do pneu, para que possa lhe dar segurança, no caso de uma emergência.


Rodízio dos pneus

O rodízio também é importante para a longevidade dos seus pneus. O mesmo deve ser feito a cada 5 mil km e a sua finalidade é fazer com que os pneus possam passar por todos os pontos de apoio do veículo, fazendo, aassim, com que todos os pneus tenham um desgaste regular e uniforme.

Fique atento às outras peças do veículo
 
O cuidado ou a falta do mesmo com outras peças do veículo, como suspensão, amortecedores, freios e rolamentos, também influencia diretamente no desgaste dos pneus. Portanto, não é para fixar um ponto e se esquecer dos outros! 

A RR Pneus tem as melhores opções de pneus para garantir a segurança e tranquilidade que a sua viagem de férias precisa. Confira!

Rr Pneus
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!