Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Qual a hora certa de trocar os pneus do carro?

Observar as condições de uso é importante para garantir a segurança na direção

A extensão da vida útil dos pneus depende diretamente da forma como o carro é utilizado, assim como os terrenos onde ele roda e a manutenção que é feita neste importante componente. Todas essas variáveis refletem no desgaste da borracha, que é o principal ponto a ser observado para decidir se é ou não é a hora de trocar os pneus.

A troca é recomendada quando opneu chega no limite de segurança, chamado de TWI, que fica a 1,6mm do total de profundidade dos pneus. Antes que o desgaste chegue no TWI, uma forma de aumentar a vida útil é fazendo o rodízio dos pneus a cada 10 mil km, retardando o desgaste causado pelo peso mal distribuído e os trajetos percorridos ao longo do tempo.

Veja a seguir algumas características que podem indicar que é a hora de trocar os pneus e evite acidentes!

1. Desgaste visível da borracha

A profundidade dos sulcos é a forma mais fácil de perceber se os pneus já estão desgastados. Um pneu “careca” perde a capacidade de aderir completamente ao asfalto, drenar a água em dias de chuva e refrigerar a borracha, aumentando a probabilidade de acidentes.

5 formas de fazer os pneus durarem mais
Ter a manutenção do carro em dia, além de garantir a segurança dos ocupantes do veículo, pode aumentar a vida útil de pneus e outros itens

2. Trepidações e ruídos

Pneus desalinhados podem causam vibrações e barulhos incomuns, mas este também pode ser um sinal de que o pneu precisa ser trocado. Neste caso, é indicado fazer uma revisão com o mecânico.

3. Data de validade

Poucas pessoas sabem, mas os pneus também possuem data de validade, que é no máximo 5 anos após a data de fabricação. O condutor pode verificar esta data impressa na lateral do pneu, geralmente junto à sigla “DOT”, de Department of Transportation. É uma marcação de quatro dígitos indica a semana e o ano de fabricação. Porém, o consumidor tem garantia de 5 anos contra defeito de fabricação, a partir da data de compra do pneu.

4. Bolhas, cortes e furos

O aparecimento de bolhas indica que houve rompimento das fibras internas do pneu cordonéis, ou seja, apenas uma camada de borracha está evitando que o ar no interior escape, o que significa um grande risco à segurança dos passageiros.

Já os cortes ou furos, que geralmente são remendados em borracharias, vão tirando do pneu a sua confiabilidade, por isso é indicado fazer a troca por pneus íntegros.

Na hora de substituir os pneus, procure uma loja com credibilidade e que forneça uma consultoria especializada para indicar qual a melhor opção para o modelo de veículo. A RR Pneus oferece toda a linha de pneus Bridgestone e Firestone, além de soluções automotivas e produtos certificados para o seu carro. Clique aqui para conferir!

Rr Pneus
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!