CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tomar remédio vencido: quais os riscos à saúde?

Ficar atento às embalagens das medicações é fundamental para garantir a eficácia e segurança das mesmas

Paloma Lobato
fonte

Manter em casa um kit básico com medicamentos pode fazer toda a diferença no dia a dia. Imagine sentir uma dor de cabeça ou um desconforto no estômago e não encontrar qualquer medicamento no meio da madrugada. Nessas horas, poder contar com um estoque de medicamentos representa uma solução rápida e um certo alívio para qualquer mal-estar.

Sem dúvidas, ter em casa alguns remédios considerados de baixo risco é fundamental para usar em situações inesperadas. Porém, todo cuidado é pouco na hora de armazenar esses medicamentos. Alguns fatores devem ser observados como o manuseio desses remédios, a forma como esses remédios estão armazenados e, algo que pouca gente fica atenta: o prazo de validade dos produtos.

Uma das principais dúvidas quanto ao prazo de validade é sobre os riscos de tomar medicações que fogem da data de validade. Para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, a Reinafarma explicou melhor sobre o assunto.

Todo medicamento tem data de validade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, determina que todos os fabricantes de medicamentos são obrigados a estampar nas embalagens as datas de fabricação e de validade dos mesmos, seja ele controlado ou de venda livre sem apresentação de receita médica.

Essa data é baseada em testes específicos realizados sob rigoroso controle, a fim de avaliar a estabilidade dos elementos ativos que constam da fórmula do remédio. Ela é fundamental para entender melhor sobre o período de vida útil do medicamento, além de garantir que o remédio preserva a sua potência, eficácia e segurança.

"É sempre muito importante observar a validade do medicamento, pois a data de validade estabelecida pelo fabricante serve de indicação de até quando ele possui segurança para ser utilizado. Consumir um medicamento vencido, ele pode tanto não apresentar o efeito esperado, quanto causar danos mais sérios a saúde, como intoxicação", destaca o farmacêutico da Reinafarma, Rômulo Ferreira.

Afinal, tomar medicamento vencido faz mal à saúde?

image Todo cuidado é pouco na hora de consumir a medicação (Banco de Imagens/Pexels)

A maioria das pessoas não costuma ficar atenta se o medicamento que está sendo consumido ainda está dentro do prazo de validade. Ou, em alguns casos, acaba percebendo que o remédio já estava vencido apenas após já ter feito uso do mesmo.

A primeira indicação é ficar tranquilo caso o consumo da medicação tenha sido feito após o prazo de validade. O máximo que pode acontecer, nesses casos, é a eficácia do remédio ter sido comprometida. Ou seja, se você tomou um remédio para dor de cabeça que estava vencido, a espera pelo alívio da dor pode ser mais prolongado, já que o medicamento teve parte de sua eficácia diminuída após perder a validade.

Como já falamos, a data final do prazo de validade é uma forma da indústria farmacêutica atestar que o produto mantém as mesmas características de eficácia e segurança.

Mas é importante fazer um alerta sobre medicações de uso contínuo, como os indicados para controle de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, um antibiótico para o tratamento de uma infecção: o uso dos medicamentos fora da validade podem colocar a vida do paciente em risco. Nesses casos, fique sempre atento às embalagens dos produtos e jamais arrisque tomar um remédio vencido. O melhor a se fazer é providenciar um novo medicamento que esteja dentro do prazo de validade e garantir a integridade física do paciente.

Além disso, o farmacêutico destaca a importância do cuidado com o armazenamento correto dos medicamentos, incluindo o cuidado com a embalagem dos mesmos, assim como o descarte dos medicamentos vencidos. 

"A conservação adequada dos medicamentos é de extrema importância para o consumo. Utilizar medicamentos abertos, com as embalagens violadas, podem primeiramente comprometer a eficácia do tratamento, pois ele pode perder a qualidade e segurança de uso, assim como também causar danos maiores a saúde, pois ele pode estar contaminado com algum microrganismo prejudicial por exemplo. Não deixe de procurar e tirar suas dúvidas com o profissional farmacêutico e procure uma drogaria mais próxima de você para o descarte dos seus medicamentos vencidos", explica Rômulo.

A Reinafarma oferece uma variedade e um estoque completo de medicamentos. Além disso, garante um atendimento especial com uma equipe de farmacêuticos preparados para atendê-lo. Saiba mais!

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Reinafarma
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!