Saiba como evitar os malefícios do sedentarismo

Atividades físicas e produtos fitoterápicos podem ajudar a ter uma vida mais saudável

fonte

Há quase dois anos, a rotina da população mundial foi drasticamente alterada com a pandemia da covid-19. Para muitas pessoas, a necessidade de passar mais tempo dentro de casa acabou trazendo outros sinais com o passar dos meses, como falta de disposição, cansaço excessivo, diminuição da força muscular, dor nas articulações, acúmulo de gordura abdominal e aumento de peso.

Quem sentiu esses efeitos, possivelmente, está entre os 62% de brasileiros que deixaram de fazer qualquer tipo de exercício durante a pandemia e são considerados sedentários. O dado é de um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ouviu mais 44 mil pessoas.

image O farmacêutico Alexandre Breno Gonçalves destaca que alimentação saudável e exercícios físicos são os primeiros passos para sair do sedentarismo (Arquivo pessoal)

Os riscos associados ao sedentarismo a médio e longo prazos são muitos: aumento de taxas de colesterol e triglicérides, obesidade, doenças cardiovasculares, roncos e apneia do sono, além de maior probabilidade de desenvolver diabetes. 

Para Alexandre Breno Gonçalves, farmacêutico da rede Reinafarma, para sair do sedentarismo é necessário mudar hábitos principalmente relacionados à alimentação e atividades físicas. “É muito importante se consultar com um cardiologista para um check-up, um nutricionista para estabelecer uma dieta saudável e, a partir do momento que o paciente for liberado para a atividade física, um profissional de educação física para que a pessoa desenvolva sua atividade sem risco nenhum”, conclui Alexandre.

VEJA MAIS

image Confira como proteger sua saúde dos excessos de fim de ano
Celebrações favorecem o consumo de comidas e bebidas alcoólicas. Atitudes pré e pós eventos diminuem os efeitos

image Como prevenir gripes e resfriados? Confira!
Desde o início do período chuvoso, em dezembro, a capital paraense vive o aumento do número de casos

Fitoterápicos podem ser aliados

Na Reinafarma, alguns produtos acessíveis podem ajudar na missão de ficar longe do sedentarismo.

Um deles é a centella asiática, que tem efeito diurético, auxilia na eliminação de toxinas e evita a compulsão alimentar. Já a quitosana é um composto que funciona como uma esponja para a gordura, reduzindo a sua absorção pelo intestino e ajudando no controle do colesterol.

Segundo Alexandre, a pandemia ficou muito associada à problemas de ansiedade, que muitas vezes também leva a uma compulsão alimentar. “Neste caso, os produtos à base de passiflora têm ótima ação de saciedade pois é um calmante”, completa.

Outro produto que o farmacêutico destaca é o picolinato de cromo, que ajuda na queima de calorias e na diminuição do apetite, e o chá verde, que possui compostos antioxidantes que favorecem a perda de peso.

Para conhecer mais produtos da Reinafarma, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Reinafarma
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!