Novembro Azul: saiba a importância da campanha para a sociedade

O objetivo da campanha é conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata

Paloma Lobato

Segundo o Instituto do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência do câncer de próstata. A preocupação com a doença vai muito além da mortalidade. É essencial acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção, o que contribui para o diagnóstico tardio da doença.

Para ajudar a quebrar tabus, a campanha Novembro Azul tem a finalidade de de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Ao longo do mês de novembro, diversas instituições chamam a atenção para os cuidados com a saúde masculina, por meio de debates, campanhas de exames e consultas em massa.

Reinafarma sabe a importância dos cuidados com a saúde masculina e também atua de forma intensiva, ao longo do mês de novembro, na conscientização dos homens. Pensando nisso, destacamos alguns fatores de risco, sintomas e como se prevenir.

O primeiro passo é entender que o câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele. Por isso a importância de falar sobre o tema e alertar o público masculino sobre os cuidados necessários para se proteger da doença.

Fatores de risco

A doença atinge, geralmente, homens com mais de 50 anos. Porém, ela começa a se desenvolver muito antes. Não é à toa que a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes.

Um dos fatores que contribuem para o surgimento da doença é ter o registro de casos de câncer de próstata na família. Pessoas com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença estão mais propensas.

Além disso, o maus hábitos de saúde como sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gorduras, sódio, consumo exagerado de carne vermelha e pouco consumo de vegetais e legumes pode trazer uma série de complicações para o dia a dia. Com o câncer de próstata não é diferente.

Outro fator é a poluição ambiental. O contato excessivo com substâncias como o cádmio, chumbo, cromo e ferro, além do excesso de estrogênio no organismo, também devem servir de alerta.

Sintomas da doença

O câncer de próstata, em sua fase inicial, é uma doença silenciosa, que não demonstra sintomas. Porém, quando surgem, os mais comuns são bexiga desregulada ou dificuldade em urinar. Quando a doença se instala, os sintomas passam a ser mais severos, apresentando insuficiência renal, infecção generalizada e dores nos ossos.

Diagnóstico

Como já falamos anteriormente, o dianóstico precoce é fundamental para evitar o avanço da doença. O paciente deve fazer o exame Prostate-Specific Antigens (PSA) ou antígeno específicos de próstata e pelo exame de toque. O ideal é que o exame seja realizado anualmente, a fim de monitorar a saúde do órgão e identificar possíveis alterações que ocorrem em forma de infecções, hiperplasia, inflamações e o próprio câncer. Caso sejam identificadas anormalidades, é realizada uma biópsia.

Como se prevenir

Além da realização de exames frequentes, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para se prevenir da doença. Entre as ações que devem ser realizadas no dia a dia estão a prática de exercícios físicos, manter o peso ideal. evitar cigarro e abuso de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação equilibrada, além de realizar um check-up anualmente e fazer o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial.

Reinafarma apoia o movimento de cuidado com a saúde do homem nesse mês de novembro com a campanha Novembro Azul. O diagnóstico precoce preserva o seu futuro e garante, em casos de positivo, um tratamento mais ágil e eficaz.

Reinafarma
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!