Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Praia do Caripi recebe ação de educação ambiental durante o verão

Equipe de educadores alerta para importância da reciclagem e da limpeza das praias em Barcarena

Fabrício Queiroz

A chegada do verão amazônico coincidindo com o período das férias escolares provoca uma grande busca pelos balneários do estado, tanto para amenizar o calor, quanto para o lazer em família.. Entre os principais destinos dos veranistas paraenses e demais turistas está a Praia do Caripi, localizada no município de Barcarena. Agraciada pelas águas da Baía do Marajó, a ilha conta com opções de restaurantes e bares, que oferecem o melhor da culinária paraense, além de atrações culturais. 

E foi esse cenário paradisiaco o escolhido para receber uma ação de educação ambiental promovida pela Recicle Soluções Ambientais em parceria com a Prefeitura de Barcarena. Rodmilson Cuité, supervisor de educação ambiental, explica que a campanha é motivada pelo processo de implantação do programa de coleta seletiva no município. Com o grande público que procura a praia nesse período, o local se tornou estratégico para informar uma parcela significativa da população sobre o trabalho que está sendo realizado.

VEJA MAIS

Entenda a importância e como ajudar na coleta seletiva de resíduos
A coleta seletiva contribui para diminuir os impactos ambientais, além de favorecer populações de baixa renda

Veja as vantagens de contratar uma empresa para gestão de resíduos
O tratamento de resíduos sólidos adequado protege o meio ambiente e promove benefícios para as empresas

“A praia já oferece uma abertura para que as pessoas conheçam e percebam a importância da coleta seletiva. O objetivo é que, quando formos até as casas falar sobre coleta seletiva, as pessoas já estejam cientes e até mesmo com a coletagem realizada de maneira correta, a partir das informações recebidas em ações lúdicas, educativas e recreativas como essa”, afirma o supervisor.

Já na sua 2ª edição, a ação visa alertar para os cuidados com o meio ambiente e conscientização dos visitantes na praia. “Essa parceria com a prefeitura de Barcarena é muito importante para a população ficar atenta para os cuidados com a limpeza não só da praia, mas de toda a cidade. Após o sucesso do ano passado resolvemos dar continuidade a essa atividade”, disse Raymundo França, diretor operacional da Recicle.

Na praia do Caripi, os veranistas podem participar de brincadeiras e trocar resíduos sólidos por brindes (Divulgação / Recicle)

A ação na Praia do Caripi inclui diversas ações de cuidado com o meio ambiente e à conscientização dos visitantes. Ao chegar no local o público é abordado pela blitz que distribui sacolas de coleta de lixo nos carros. O material recolhido durante a visita pode ser levado até o ponto de apoio da Recicle, a pessoa participa dos jogos oferecidos e pode ser premiada com brindes, entre eles estão: bonés, porta latinha, lápis, squezee, bolsa de praia, viseiras, pop pocket, entre outros. Além disso, as equipes estão atentas à limpeza e preservação da praia em toda sua extensão.

A coleta dos resíduos em toda a extensão da praia também é intensificada pela equipe de trabalho da Recicle (Divulgação / Recicle)

“É de extrema importância que todos tenham consciência de que o lixo produzido é responsabilidade de todos. Algumas pessoas tem a falsa impressão de que o lixo é responsabilidade de quem está comercializando o produto de onde vem os resíduos ou somente de quem trabalha na limpeza da praia. Não, a responsabilidade pelos resíduos que se leva para um local é da própria pessoa”, orienta Rodmilson Cuité, que destaca ainda, a relevância da separação correta do lixo, especialmente a resíduos secos, que podem ser destinados à reciclagem.

Agentes de educação ambiental levam informações sobre a responsabilidade de cada cidadão com os resíduos sólidos (Divulgação / Recicle)

Para o educador, os resultados da iniciativa no Caripi foram positivos e demonstram a necessidade de que os investimentos em educação ambiental sejam sempre incentivados. “A Recicle Soluções Ambientais sempre teve como uma de suas metas a colaboração para uma sociedade mais consciente em relação à produção de resíduos e a influência disso no meio ambiente. Mantemos departamentos de educação ambiental dentro das nossas unidades a fim de que possamos sempre colaborar e alertar o cidadão, desde pequenas ações como informar o horário de coleta do lixo, até ações mais abrangentes como orientação nas escolas, igrejas, praias e áreas públicas. Buscamos principalmente fomentar e inspirar em cada pessoa das comunidades a vontade de se tornar um agente ambiental. É nossa responsabilidade cuidar do lixo”, frisa Rodmilson Cuité.

As ações de educação ambiental na Praia do Caripi seguem durante todos os domingos de julho, com atividades tanto durante a manhã quanto a tarde e nos dois últimos domingos se extenderá até a noite. Para saber mais sobre essa e outras iniciativas da Recicle Soluções Ambientais, clique aqui ou acesse @recicleoficial.

Recicle
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!