Preparação para a COP 30: como as empresas podem se alinhar aos objetivos de sustentabilidade

Empresas devem ficar atentas às oportunidades de investimento em novos negócios, bem como em parcerias sustentáveis

Ana Paula Gama
fonte

Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) será realizada em novembro de 2025, em Belém. O evento trata-se de uma oportunidade única para o Brasil, pois será uma vitrine mundial para as empresas que desejam mostrar suas inovações relacionadas à sustentabilidade. Em Belém, a empresa Vsafety – Consultoria e Gestão Corporativa desenvolve planos estratégicos personalizados para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a integração de práticas de sustentabilidade às operações.

De acordo com Alessandro Rafael, diretor da Vsafety, a empresa atua em gestão corporativa, especializada em gestão estratégica integrada, saúde e segurança no trabalho, além de gestão ambiental e sustentabilidade corporativa.

image Vsafety é especialista em consultoria e gestão ambiental socioambiental (Divulgação/Vsafety)

“Nosso foco é ajudar empresas a estruturar e implementar soluções que aumentem sua eficiência, nos processos, pessoas, estratégias de diminuição de riscos, além de responsabilidade socioambiental, levando eficiência na gestão estratégica da empresa e segurança no ambiente corporativo”, destaca o gestor.

Objetivos Globais de Sustentabilidade

Mesmo diante da importância da COP30 para a geração de novos negócios, muitas empresas ainda apresentam dificuldades para desenvolver ações concretas para apresentar na conferência. Visto isso, é válido destacar que investir em práticas alinhadas aos objetivos globais de sustentabilidade não é apenas uma questão de conformidade, mas de liderança no mercado global e estratégica para seus negócios alcançando a bioeconomia.

“Isso inclui a criação de políticas de Environmental, Social and Governance (ESG), estruturação de sistemas de gestão alinhados às normas e partes envolvidas onde a empresa é segmento da organização é entendido e criado em conjunto ao planejamento da empresa, elaboração de indicadores e relatórios, e treinamentos para engajar equipes. Por exemplo, ajudamos os clientes a mapearem suas operações, identificarem oportunidades de redução de impactos econômicos e ambientais e riscos corporativos”, ressalta Alessandro Rafael.

A seguir, confira o passo a passo para a sua empresa se alinhar aos objetivos globais de sustentabilidade:

- Defina prioridades;

- Reavalie o modelo de negócios;

- Busque e ofereça ferramentas;

- Forme parcerias;

- Multiplique;

- Divulgue os resultados.

Outro ponto importante é que as empresas que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável obtêm benefícios tangíveis, como maior competitividade no mercado; acesso facilitado aos financiamentos sustentáveis; maior atração de investidores e fortalecimento de sua reputação; melhoria dos processos e engajamento. Além disso, elas garantem conformidade com regulamentações futuras e atraem consumidores cada vez mais conscientes.

A Vsafety visa ser referência no Brasil quando se trata de sustentabilidade e gestão, minimizando os riscos para questões de saúde, segurança e bem-estar das pessoas e organizações. Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela empresa, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!