Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura de Belém realiza 3ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas de Icoaraci

Evento ocorre nos finais de semana de julho, na orla da praia do Cruzeiro

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante

O 3º Festival Gastronomia das Ilhas acontece nos próximos finais de semana, dias 9, 10, 16 e 17 (sábados e domingos) de julho, na orla da praia do Cruzeiro, distrito de Icoaraci, distante 20 quilômetros de Belém, com a participação de 20 estabelecimentos empreendedores do ramo da culinária regional e vai movimentar o turismo dentro da ação Verão da Nossa Gente da Prefeitura de Belém.

O evento é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), com apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Universidade da Amazônia (Unama) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic). As capacitações são feitas pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belémtur).

Os estabelecimentos participantes do festival vão criar pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa. O projeto chega à 3ª edição com sucesso de público e importante gerador de emprego, renda e retomada do turismo.

Chef Aníbal Carvalho. 40 anos de culinária Amazônida. Tradição que é repassada de geração para geração. (Ascom Codem)

“Neste Festival Gastronomia das Ilhas de Icoaraci consolidamos a proposta do evento, a partir dos objetivos que traçamos em outubro passado, quando realizamos a primeira edição na ilha do Combu. Foi a retomada do turismo em Belém, geração de emprego, renda e qualificação para os trabalhadores do setor, em especial do turismo gastronômico”, afirma Lélio Costa, diretor-presidente da Codem.

Além de oferecer aos belenenses e turistas que frequentam a cidade a gastronomia regional. “Gastronomia conhecida internacionalmente, que nos deu o reconhecimento da Unesco, pelo selo Cidade Criativa da Gastronomia, tornando Belém referência mundial em gastronomia, passando a integrar a rede de Cidades Criativas da Gastronomia, que buscam desenvolvimento de forma sustentável e de modo socialmente justo”, ressalta.

Expectativa

Do ponto de vista empreendedor, o festival pode significar a volta dos consumidores afastados pelo período pandêmico.

“A expectativa é das melhores, devido ao potencial gastronômico de Icoaraci, que, com as obras de revitalização que estão acontecendo no distrito, vai trazer de volta os frequentadores e turistas, depois de quase dois anos de pandemia. Eles buscam nossos estabelecimentos para se deliciarem com uma culinária das mais bem elaboradas, a partir dos insumos da Amazônia”, destaca Aníbal Carvalho, chef e proprietário do Restaurante Carvalho.

O Festival de Icoaraci tem um diferencial que merece destaque. Um cardápio com pratos requintados e elaborados a partir de pesquisa e se propõe atender um tipo de consumidor mais seleto, exigente e apreciador da arte culinária com toques amazônidas.

“Nosso cardápio atende a uma diretriz conceitual, que permite oferecer experiências gastronômicas e apresentá-las aos nossos clientes. Apresentamos uma proposta de prato especial e exclusivo, a partir dos insumos da nossa região, mas que remetem à ancestralidade indígena. Esse é o nosso diferencial: disponibilizar aos frequentadores um sabor, aroma que remeta à culinária do ‘interior’, ribeirinha, de uma avó ou um avô. É isso que vamos disponibilizar no Festival”, frisa Elinei Costa, chef e proprietário do Restaurante Ubá.

Casquinha de arraia, peixe a Mike (peixe grelhado no carvão com arroz com jambu, batata cozida e cebola) e bolo de sorvete de açaí (Ascom Codem)

Os depoimentos favoráveis à realização do festival e o apoio da Prefeitura de Belém e parceiros ao empreendedorismo gastronômico são apontados como determinantes para que o evento seja um sucesso.

“Com a realização do Festival, a gente espera uma retomada do turismo gastronômico em Icoaraci. Por isso, estamos apresentando um trabalho inovador, que, com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Codem, pode impulsionar e trazer de volta os clientes para saborear o que temos de melhor elaborados com ingredientes e insumos da nossa terra”, afirma o Chef Diogo Freitas, da peixaria Dom Diogo.

Cidade Criativa

Desde 2015, Belém possui o selo Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O selo tornou a cidade uma referência mundial em gastronomia, passando a integrar a rede de cidades criativas da Gastronomia, que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Atualmente, a administração do selo está sob a responsabilidade da Codem que promove, apoia e fortalece eventos e atividades nessa área. A Codem é também responsável pela elaboração dos relatórios e articulações junto à Unesco, ao poder público, à iniciativa privada e sociedade civil.

Além de Belém, o Brasil possui três cidades com selo da Gastronomia Criativa: Florianópolis (RS), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG).

“Belém tem uma das culinárias mais ricas e originais do País, que tem raízes indígenas e possui influências portuguesas e africanas. Além de um caráter nativo com ingredientes baseados na fauna e flora amazônicas”, ressalta o gastrólogo Rodin Miranda.

Serviço:

3ª Edição do Festival Gastronomia das Ilhas

Local: Orla do Distrito Administrativo de Icoaraci

Valor do Combo R$: 59,90 - (entrada, prato principal e sobremesa)

Dias: 9, 10, 16 e 17 de julho (sábado e domingo), a partir das 11h.

Estabelecimentos Participantes:

Restô da Villa Prime, Restaurante Parceiros, Restaurante Tetto, Restô Marajó, Restaurante na Panela, Restaurante Raízes da Amazônia, O boteco, Sabor do Pará, Peixaria e Restaurante Dom Diogo, Ubá Gastronomia, Restaurante e peixaria “La chapa”, Resto da Vila, Restaurante Cruzeiro, White House, Mr. Brasa, Restaurante Maia, Restaurante Carvalho, Caranguejo da Orla, Restaurante Pôr do Sol e Barraca Restaurante Tabocão.

Prefeitura de Belem
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!