Prefeitura de Acará entrega 61 escolas e amplia acesso à educação
Gestão Novo Tempo transforma o ensino no município com obras estruturantes e políticas de inclusão

A educação avança no município do Acará, no nordeste paraense. Sob a liderança do prefeito Pedrinho da Balsa, o município alcançou a marca de 61 escolas inauguradas em 4 anos e 6 meses de gestão, consolidando seu compromisso com a infraestrutura educacional de qualidade.
As unidades escolares oferecem mais conforto aos alunos, professores e técnicos. Os ambientes contam com climatização, acessibilidade, internet, mobiliário moderno e materiais pedagógicos atualizados.
Com foco em uma educação pública de excelência e inclusão, a gestão Novo Tempo é pautada na transformação de realidades por meio de políticas públicas comprometidas com o futuro da juventude.
Além dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), as conquistas são fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os Conselhos Escolares e, mais recentemente, com a empresa Brasil BioFuels (BBF), que contribuiu para as melhorias na Escola Municipal Eduardo Angelim II, por exemplo.
A previsão é de que, até o final do ano letivo de 2025, sejam entregues mais 10 escolas totalmente equipadas, beneficiando os mais de 18 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Acará.
Aprova Acará
Como parte das ações de inclusão e valorização do ensino, a Prefeitura de Acará também investe no acesso à universidade por meio do Cursinho Municipal Aprova Acará, criado em 2018 e oficializado pela Lei Municipal nº 265/2022.
O programa atende mais de 150 estudantes por ano, tanto da área urbana quanto rural, com foco na preparação gratuita e de qualidade para o Enem, PSS das universidades públicas, SiSU e ProUni.
Entre os diferenciais do Aprova Acará estão equipe de professores qualificados; aulões, simulados, saraus literários e o projeto Cine Enem. Além disso, o programa oferece ações intensivas nas férias e suporte para inscrições e orientação vocacional.
Graças ao projeto, o número de aprovações no ensino superior subiu de 32 em 2021 para 57 em 2024, totalizando mais de 131 jovens aprovados nos últimos três anos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA