Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Saúde da mulher: confira 5 hábitos saudáveis para aplicar na rotina

A médica Cynthia Lins, coordenadora da Maternidade Porto Dias, dá dicas para uma rotina mais leve

Lorena Saraiva

A mulher tem uma rotina cheia e acelerada geralmente precisando se dividir na jornada dupla entre casa e trabalho e para manter uma vida saudável é necessário incluir alguns hábitos no dia a dia. A ginecologista Cynthia Lins, coordenadora da Maternidade do Hospital Porto Dias, indica cinco hábitos para inserir na rotina da saúde feminina.

A médica ressalta que é preciso ter equilíbrio e harmonia entre as três áreas da vida: mente, corpo e alma para que a mulher possa se sentir bem e aguentar a rotina. “Você trabalhar a mente com hábitos, embora hoje em dia ela seja recrutada para várias atividades, ela tenha um hábito de descansar a mente, pode ser meditação, uma leitura de um bom livro, conversas com as amigas, situações que levem a mudança do foco do dia, da rotina da mulher, que já é uma rotina muito puxada”.

A ginecologista complementa que na parte do corpo, a alimentação saudável é o mais recomendado. “Rica em verduras, frutas, carnes magras ingesta de alimentos ricos em vitamina D, como as folhas verde escuras, derivados do leite (para aquelas mulheres que não tem intolerância a lactose), e muita água, beber bastante água.  Em relação à alma é você buscar o encontro emocional consigo mesma, com a crença que você acredita”, pontua.

A ginecologista Cynthia Lins, coordenadora da maternidade do Porto Dias, explica que é preciso ter uma harmonia entre corpo, mente e alma para ter uma rotina mais leve (Estúdio Tereza e Aryanne)

Ela explica que esses pequenos hábitos ajudam a prevenir doenças e auxiliam na redução de risco para as mulheres que já possuem histórico de doenças como hipertensão e diabetes na família.  Além de vários benefícios para a saúde como a melhora na qualidade do sono; melhora na concentração no estudo e no trabalho; manutenção de um corpo saudável; redução do risco de ganho de peso; redução de dores musculares com a prática da atividade física; a melhora no humor, a melhor convivência no trabalho e na rotina da casa, entre outros.

A ingestão de vitaminas e suplementos alimentares deve ser prescrita pelo médico, nutricionista ou alguém da área da saúde e o mais indicado é buscar a suplementação natural por meio do consumo dos próprios alimentos. A médica explica que o ideal é que a suplementação seja feita de acordo com a necessidade.

Momentos de autocuidado que envolvam várias áreas como a pele, cabelo e mente também são importantes para promover o bem-estar feminino. A organização na rotina com foco oferece mais tempo para atividades de lazer.

Idas ao médico e check-up são outras formas de cuidado pessoal que são recomendados a encaixar no dia a dia feminina. Para a ginecologista, a frequência vai seguir de acordo com a idade da mulher. “As pacientes mais jovens têm uma necessidade conforme vai passando a idade, você vai tendo a necessidade de realizar outros exames, por exemplo, é o preventivo”, detalha.

A Maternidade do Hospital Porto Dias oferece serviços de assistência obstetrícia e ginecologia com atendimentos de urgência, consultas e preventiva com exames de rotina, cirurgias e outros atendimentos.

Porto Dias
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!