CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Puerpério: desafios e cuidados com a saúde da mulher

Rede de apoio e acompanhamento médicos são cuidados essenciais neste período

Lorena Saraiva
fonte

A maternidade é uma etapa da vida cheia de desafios e o puerpério, período que inicia após o parto até o início da menstruação depois da gravidez, não é diferente e alguns cuidados com a saúde da mulher devem ser tomados para que seja um período saudável e feliz. A obstetra e ginecologista Valéria Azevedo explica mais sobre as dificuldades e cuidados durante o puerpério.

Ela detalha que entre os principais desafios estão amamentação e a adaptação da mãe e da família às necessidades do recém-nascido. Ela ainda destaca que a mãe também é recém-nascida, pois está se adaptando a nova rotina e paciência e compreensão por parte de todos é fundamental.

A médica anda frisa a importância da rede de apoio, que ajuda a nova mãe desde as demandas domiciliares até o suporte emocional. “Ela pode dar mais segurança nos cuidados com o bebê e nos cuidados consigo própria, principalmente de mulheres que já tenham passado pela experiência da maternidade. Mas é importante também que o casal esteja harmonizado para estar receptivo à ajuda necessária, sem que isso influencie de forma negativa a dinâmica de relacionamento a dois. Toda a ajuda amorosa, não invasiva, é bem-vinda neste período. A experiência individual vai se construindo no caminho desta nova fase de vida”, pontua Valéria.

image A obstetra Valéria Azevedo destaca que a mulher precisa de ajuda integral com apoio familiar e assistência médica durante o puerpério (Arquivo pessoal)

O puerpério também é um período propício para o surgimento de complicações na saúde mental da mulher, pois além dos hormônios, a ansiedade em dar conta de tudo e dos cuidados com o bebê fazem parte da nova rotina. A ginecologista aponta que atenção e a observação são as principais ferramentas para identificar possíveis alterações e históricos familiares devem ser levados em consideração.  “Aquelas mulheres que já possuem esse histórico pessoal ou familiar, deverão ser mais vigiadas quanto ao aparecimento de sintomas de choro fácil, irritabilidade, inapetência; e isto precisa ser reportado ao médico assistente”.

A sexualidade da mulher é um assunto que pouco se fala nesta fase, mas ela também precisa ser observada e entendida por todos os envolvidos desde a equipe médica até o núcleo familiar, como explica a ginecologista. “A sexualidade desempenha um papel relevante na vida da mulher e nos laços afetivos do casal. É preciso que os profissionais de saúde compreendam a vivência da sexualidade feminina num momento tão peculiar como é o puerpério”. O planejamento familiar também é uma questão importante, pois “visto que o intervalo interpartal ideal é de dois anos para segurar a saúde reprodutiva”.

A assistência multidisciplinar com obstetras, enfermeiros, nutricionistas, pediatras fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos é um dos principais cuidados com a saúde feminina. “Esse tipo de assistência integral é fundamental para a diminuição dos agravos que podem surgir no puerpério assim como a prevenção”, conta a Valéria e completa indicando que o auxílio da rede de apoio em outras áreas da vida também facilita o processo. “Acesso aos serviços de saúde, alimentação adequada, ajuda nas tarefas domiciliares rotineiras, compreensão e solidariedade são fundamentais para o desenvolvimento da nova família”.

Além da assistência multidisciplinar, a relação médico-paciente ajuda no enfrentamento dos desafios do puerpério. O acompanhamento inicia desde o pré-natal com o acompanhamento gerando assim um vínculo que facilita a relação, o esclarecimento de dúvidas e a rotina frequente de consultas e exames.

A Maternidade do Hospital Porto Dias conta com uma equipe de profissionais focada no atendimento humanizado e possui todo o acompanhamento desde as primeiras consultas até o pós-parto com médicos capacitados. Cuidados com a rotina da saúde feminina e atendimentos de urgência, emergência e oncológico também fazem parte dos serviços ofertados pela maternidade.

 “Precisamos ajudar de forma integral a mulher, de preferência com uma equipe multidisciplinar e com o apoio da família, isso seria o melhor dos atendimentos!!! Atendimento humanizado, amoroso e digno, independente das classes sociais a esse grupo especial de mulheres que está formado, criando na base os futuros cidadãos do mundo, o tão falado mundo globalizado. Então todo o cuidado é muito bem-vindo: biológico, emocional, psíquico, espiritual, político e  social. Muito temos para evoluir, mas estamos no caminho”, finaliza a médica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Porto Dias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!