Pássaros juninos e Cordões de Bichos fecham o Arraial de Belém

Apresentações dentro do "Tamo Junto e Misturado" seguem até dia 30 de junho em diversos espaços culturais da cidade

Amanda Martins
fonte

Depois de quadrilhas, bois bumbás, grupos parafolclóricos, carimbó e toada, agora é a vez dos Pássaros Juninos e Cordões de Bichos se destacarem na programação do Arraial Tamo Junto e Misturado, realizado pela Prefeitura de Belém por meio Fundação Cultural de Belém (Fumbel). A série de apresentações, que fazem parte da Mostra Cultural II do arraial junino, começa hoje, 28, e segue até domingo, 30, em diversos espaços da cidade, incluindo os distritos de Outeiro e Icoaraci.

O Coletivo Junino Ararajuba abre as apresentações desta sexta-feira, às 19h30, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos. Em seguida, o grupo cultural Pássaro Junino Tem Tem, do bairro do Guamá, entra em cena, com a atuação marcada para às 20h30.

Segundo o mestre de cultura popular, diretor, ensaiador e guardião do Tem Tem, Antônio Ferreira, o grupo realizou uma preparação especial para as apresentações deste final de semana. Ele destacou a importância da participação no arraial, enfatizando que ela representa a valorização e a continuidade de uma cultura genuinamente paraense.

“Mesmo com a tecnologia, essa cultura está, há uns tempos, se perdendo, mas nós somos essa verdadeira resistência por amarmos e gostarmos do pássaro”, afirma Antônio.

As expectativas para a apresentação são grandes. “Vai ser um desafio encenar pássaros juninos numa sala, em um espaço igual ao Memorial dos Povos. Então, a gente convida toda a população a estar presente”, convida Antônio.

Programação foi pensada para estar distribuída por vários espaços em Belém Programação foi pensada para estar distribuída por vários espaços em Belém (Divulgação)

Simultaneamente, outros espaços culturais e educacionais também receberão grupos culturais. Ainda nesta sexta-feira, às 20h, o Grupo Cordão De Bicho Oncinha se apresentará na Toca da Onça, na Rua Santa Isabel, 615, em Icoaraci, e o Grupo Pássaro Junino Sabiá se apresentará na Sede do 1º De Dezembro Futebol Clube, no bairro Marco.

Amanhã, 29, as apresentações incluem o Pássaro Tucano, às 16h, e o Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, às 18h. No domingo, 30, o Pássaro Junino Pequeno Guará iniciará as interpretações pela manhã, às 10h, e o Pássaro Junino Suindara encerrará a programação no Memorial dos Povos, às 18h.

Adrynny Oliveira, atriz e diretora teatral do Pássaro Junino Suindara, revelou que a equipe apresentará a peça “Tragédia no Seringal”, um drama que combina melodrama e fantasia, elementos característicos dos pássaros juninos. A história gira em torno de Manuel de Souza, um homem que perde todos os seus bens, incluindo sua filha Maria Luisa, envolvendo traição, um triângulo amoroso, comédia e suspense.

“A novidade que trazemos é a nossa nova porta-pássaro, Maria Celeste, que tem encantado o público nos eventos onde Suindara se apresenta”, adianta Adrynny.

Ela também ressaltou a relevância da participação de Suindara no evento promovido pela prefeitura. “A Suindara é um pássaro novo, conhecida como a caçulinha da quadra. Conseguir passar nesses editais prova que o pássaro junino é uma resistência. A existência da Suindara demonstra essa resistência, pois é comum ver pássaros grandes, com história e tradição, participando desses concursos”, declara a jovem.

No início da noite de domingo, o Grupo Pássaro Junino Beija Flor se apresentará no Auditório do Colégio Zacarias Assunção, no bairro do Guamá, às 18h, e o Grupo Cultural Cordão de Bicho Bacu se apresentará na Praça Matriz, em Icoaraci, às 19h.

Ainda no domingo, 30, o Grupo Junino Cordão de Pássaro Tem-Tem do Outeiro se apresentará, às 20h, no Ponto de Cultura Casa da Mestra Zula, enquanto o Pássaro Junino Pavão, às 21h, no Ponto de Cultura Acena, no distrito. Encerrando a programação em Belém, será com o Pássaro Junino Pavão, no Complexo Turístico Ver-o-Rio, às 17h30.

O diretor-geral da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho, explicou que o objetivo do arraial é garantir que a programação especial esteja disponível para o maior número possível de pessoas. Ele ressaltou que a programação foi pensada para não se concentrar em um único local, mas para estar distribuída por vários espaços, permitindo que a população acesse os espetáculos de forma mais conveniente e próxima de suas residências.

Histórias da ópera cabocla misturam drama, comédia e romance no palco Histórias da ópera cabocla misturam drama, comédia e romance no palco (Divulgação)

“É um formato que achamos ser o melhor para que a maioria da nossa população tenha acesso a esses espetáculos”, disse Mouzinho. Além do fomento cultural, a iniciativa visa levar as apresentações a pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a essas operetas cantadas e musicadas. “É bom lembrar que esses artistas não são músicos, cantores ou cantoras profissionais, o que já traz essa diferença. É uma programação que emana do povo, da população”, afirma.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sala Vicente Salles:

28/06 - 19h30 - Grupo: Coletivo Pássaro Junino Ararajuba;
28/06 - 20h30 - Grupo: Pássaro Junino Tem Tem do Guamá;
29/06 - 16h00 - Grupo: Pássaro Tucano;
29/06 - 18h - Grupo: Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro;
30/06 - 10h - Grupo: Pássaro Junino Pequeno Guará;
30/06 - 18h  - Grupo: Pássaro Junino Suindara.

Sexta (28)

28/06 - 20h - Grupo: Cordão de Bicho Oncinha
Local: Toca da Onça (Rua Santa Isabel, nº 615), em Icoaraci.

28/06 - 20h - Grupo: Pássaro Junino Sabiá
Local: Sede 1º de Dezembro Futebol Clube, na R.Jabatiteua, 251, no bairro do Marco.

Sábado (29)

29/06 - 18h - Grupo: Pássaro Junino Beija Flor
Local: Auditório do Colégio Zacarias Assunção, na Rua Barão de Mamoré, S/N, no bairro do Guamá.

29/06 - 19h - Grupo:Grupo Cultural Cordão de Bicho Bacu
Local: na Praça Matriz, em Icoaraci.

Domingo (30)

30/06 - 19h - Grupo: Pássaro Junino Papagaio Real
Local: Embaixada De Samba Do Império Pedreirense.

30/06 - 20h - Grupo: Pássaro Junino Rouxinol
Local: Embaixada De Samba Do Império Pedreirense.

30/06 - 20h - Grupo: Grupo Junino Cordão De Pássaro Tem - Tem Do Outeiro
Local: Ponto de Cultura Casa da Mestra Zula, na Avenida Paulo Costa Nº 2217, em Outeiro.

30/06 - 21h - Grupo: Pássaro Junino Pavão
Local: Ponto De Cultura Acena, em Conjunto Maguari, Alameda Dezenove, nº 14.

30/06 - 17h30 - Grupo: Pássaro Junino Pavão
Local: Ver-o-Rio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!