CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará recebe projeto Quebra Baque – 20 Anos – Pelos Trilhos da Vale

Grupo de Maracatu de Pernambuco oferece oficina de percussão e cortejo aberto ao público em Parauapebas, Marabá e Belém

fonte

O projeto Quebra Baque – 20 Anos – Pelos Trilhos da Vale, que nasceu em Pernambuco e busca promover a cultura e a inclusão social por meio da música, celebra duas décadas de trajetória do grupo. Depois de passar pelo Maranhão, apresentado pelo Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura, via Lei Federal de incentivo à Cultura, e realização da Atos Produções Artísticas, de Recife/PE, a agenda chegou ao Pará em apresentações em Parauapebas e Marabá e, agora, em Belém nos dias 19 e 20 de abril. 

Em cada cidade visitada, é realizada uma oficina especial de percussão com material reciclável (3 horas de duração com intérprete de Libras) e um cortejo aberto ao público. A população de Parauapebas recebeu o projeto nos dias 12 e 13, seguida de Marabá, nos dias 16 e 17, e, agora, é a vez de Belém, nos dias 19 e 20 de abril.

A oficina apresenta as possibilidades de construção de instrumentos percussivos com material descartado/lixo e, consequentemente, sua transformação em algo útil. Todo o material é fornecido pelo projeto. Já o cortejo é aberto ao público e terá participação dos alunos da oficina e artistas convidados em cada município.

O objetivo é ocupar os espaços públicos nas cidades visitadas, levando programação gratuita, de entretenimento e educação musical a crianças e jovens da rede pública de ensino, e público em geral, proporcionando interação e troca de vivências musicais.

Em atividade ininterrupta desde 2003, o Grupo de Percussão Maracatu Quebra Baque é uma iniciativa que promove a cultura e a inclusão social. Mais de 900 pessoas já passaram pelas fileiras do grupo, participando de forma ativa e aprendendo sobre os ritmos tradicionais afro-brasileiros.

image Projeto Quebra Baque proporciona programação gratuira, entretenimento e educação musical (Danniely Yohanna)

O projeto desempenha um papel fundamental no resgate da cultura dos ritmos tradicionais como Maracatu, Coco de Roda, Caboclinho, Xaxado e Ciranda - tendo levado esses ritmos para locais como França e Áustria, entre outros. O “Quebra-Baque 20 Anos” vem fortalecer o compromisso do grupo em promover a cultura afro-brasileira, a diversidade cultural e a inclusão social.

Difusão de ritmos pernambucanos chega ao Pará

O Grupo de Percussão Maracatu Quebra Baque foi criado pelo músico Tarcísio Resende, um dos atuais grandes mestres da percussão pernambucana. Autor de três livros: “Batuque Book Maracatu”, “Batuque Book Caboclinho” e “Batuque Book Forró”, o músico tem uma pesquisa voltada aos ritmos percussivos de Pernambuco, com foco no Maracatu e suas vertentes.

O Quebra Baque presta-se não apenas a inclusão sócio-cultural através da música, mas também se mostra importante instrumento de difusão dos ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo. Os ensaios do grupo sempre acontecem no segundo semestre, todos os sábados, na rua Tomazina 129, Recife Antigo.

A realização do projeto é da Atos Produções Artísticas Ltda., de Recife/PE, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção executiva local da Agência de Produção - Holofote Virtual Comunicação Arte Mídia e apoio local das Prefeituras Municipais de Parauapebas, Marabá e Belém; Sesc-PA e Organização Pará 2000.

Serviço:

Marabá
Oficina:
Data: 16/4/2024
Hora:14h às 17h
Local: Colégio José Mendonça Virgolino, Velha Marabá, Centro.
Inscrições gratuitas: (94) 99137-2176 – Gratuito.
Público-alvo: Crianças e jovens de 10 a 18 anos.

Cortejo:
Data: 17/4/2024
Hora: 17h
Local: Saída do Colégio José Mendonça Virgolino, Velha Marabá
Percurso: Orla de Marabá, Praça São Félix de Valois, com retorno pela Rua 5 de Abril
Público-alvo: Interessado em percussão, cultura e arte.
Entrada: Gratuita

Belém
Oficina:
Data:19/4/2024
Hora: 9h às 12h
Local: Sesc Ver-o-Peso
Público-alvo: Criança e jovens de 10 a 18 anos.
Inscrições gratuitas: (91) 98134.7719 e no Sesc

Bate-papo e Cortejo:
Data:20/4/2024
Hora:16h30 – Bate-papo com o público no Sesc-Ver-o-Peso
Hora: 17h30 – Concentração e saída do cortejo da frente do Sesc Ver-o-Peso
Local: Boulevard da Gastronomia e Orla da Estação das Docas
Público-alvo: Público interessado em percussão, cultura e arte
Entrada: Gratuita

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!