Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Arquitetura: Reformar sem quebrar tudo é possível?

Investir em iluminação e itens decorativos é solução para decorar sem mudanças estruturais

Lorena Saraiva

Eu consigo reformar ou decorar a casa sem quebrar paredes, piso sem gerar bagunça? Essa é uma das principais perguntas que os moradores de uma residência fazem antes de iniciar grandes mudanças e a arquiteta Pâmela Zagallo explica que é possível e ainda dá dicas.

Antes tudo é importante contratar um profissional experiente e que entenda do assunto, o arquiteto tem o papel de organizar e traduzir as ideias do cliente em realidade com a criação do projeto. Pâmela enfatiza que o profissional é capaz de compatibilizar as expectativas do cliente a partir do orçamento disponível para a intervenção. “Eu consigo reorganizar as suas expectativas versus realidade para que a pessoa consiga entender o que ela é capaz ou não, por isso que é muito importante saber qual o orçamento do cliente”.

A contratação do arquiteto também previne de acontecimentos inesperados como um custo maior do que o previsto ou de incompatibilidade de materiais. Segundo Pâmela Zagallo, pedir auxílio do profissional ajuda a reduzir os custos da obra, além de ampliar as possibilidades de solução para a reforma.

Arquiteta Pâmela Zagallo explica que pequenas mudanças já fazem a diferença no ambiente (Estúdio Tereza e Aryanne)

Uma das alternativas para promover mudanças sem quebrar paredes, pisos e demais lugares da casa é o uso de revestimentos sobre revestimentos já existentes. Os papeis de parede também são opções práticas que desempenham essa função rápida.

Para a arquiteta, as intervenções sem os imprevistos das obras com a derrubada de paredes, mudanças de portas e janelas são as ideais para os clientes residentes em imóveis alugados. “As pessoas que moram de aluguel acham que não podem gastar dinheiro em um imóvel que não é seu, mas elas precisam entender que durante a moradia aquele espaço será o seu o lar, então transformar com ideias sem gastar muito é uma alternativa. Ou às vezes até fazer móveis projetados, mas já pensando em modulações que sejam fáceis de remanejar para outra residência e que sejam adaptáveis em outro projeto também é outra solução".

Zagallo conclui que a ideia é transformar aquele ambiente que ela mora em lar não somente um apartamento alugado.

A iluminação é um item que faz a diferença na decoração e disposição de qualquer espaço. E é a dica de Pâmela para fazer grandes ajustes sem incômodos estruturais.“O uso adequado da iluminação transforma o ambiente, pode se não mudar nada de decoração e os móveis, mas se mudar pontos de iluminação como ponto decorativo, transforma o ambiente deixando mais aconchegante e harmônico” assim pontua a especialista.

Quadros e iluminação adequada podem transformar a decoração de um espaço (Tim Gouw/ Pexels)

Outra dica valiosa é a utilização de itens decorativos como quadros, almofadas, vasos, plantas e tapetes, que tem o poder de mudar sem mexer em nada, sem tirar nenhum móvel de lugar.

Pamela Zagallo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!