Ocb

Agenda Política do Cooperativismo foi apresentada a candidatos nesta terça (13)

Sistema OCB/PA reuniu candidatos e cooperativistas de todo o Estado para apresentar as principais demandas do setor

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante
fonte

Em ano de eleições, é importante ter atenção às propostas de políticas públicas que incluam o cooperativismo. Pensando nisso, o Sistema OCB/PA apresentou o panorama e a agenda política com os principais pleitos das cooperativas paraenses. A programação ocorreu no auditório da Casa do Cooperativismo, no dia 13 de setembro, às 9h.

O objetivo é apresentar e orientar os interessados em incluir em seus projetos de governo as demandas das cooperativas, que se dividem em oito reivindicações principais. As reivindicações gerais atingem âmbitos variados como diferimento fiscal; acesso ao crédito; desburocratização para autorizações e licenciamento; o cooperativismo na grade curricular; contratos administrativos e diferimento de taxas de poder de polícia.

 Já a demanda no ramo agropecuário busca tratar da regularização fundiária e fortalecimento das cooperativas agropecuárias, visando o crescimento exponencial, tanto nacional quanto internacional. Para o ramo do consumo a prioridade é fomentar e facilitar a constituição de cooperativas dessa natureza no estado.

Para o ramo de crédito, as demandas são sobre a valorização das cooperativas, que desempenham um papel importante de inclusão financeira; possibilitar a integração no sistema de consignação dos servidores públicos ativos (SEPLAD) e inativos (IGEPREV); debater com os bancos estatais para parcerias e atuações em conjunto e possibilitar a compensação de títulos estaduais, municipais e federais junto aos bancos cooperativos.

Enquanto para o ramo da saúde, a demanda é sobre o alinhamento com as agências reguladoras para revisão dos fundos obrigatórios e a valorização das cooperativas sobre sua relevância para a população. O setor de mineração tem como demanda prioritária a reanálise das condicionantes para a obtenção de licenças de lavra garimpeira, assim como o fomento de estudos sobre os impactos e procedimentos para redução no impacto ambiental e licenciamento.

Para o ramo da reciclagem, as reivindicações são voltadas para fomentar a contratação de cooperativas pelas prefeituras para cumprimento da lei ambiental. As demandas para o ramo de transporte são voltadas para a redução da alíquota do ICMS.

image O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, irá apresentar as principais reivindicações do cooperativismo aos candidatos (Divulgação/ Sistema OCB)

Para o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a reunião com os candidatos é de suma importância para o desenvolvimento do cooperativismo. “Precisamos apresentar as nossas demandas e mostrar a força do cooperativismo. Precisamos ser vistos e ouvidos para que sejamos representados nas esferas políticas. Dessa forma, conseguiremos mais recursos para o desenvolvimento e prosperidade das cooperativas e cooperados”, disse o presidente.

Para mais informações: aladir.lopes@paracooperativo.coop.br (91) 99305-0160.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ocb
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!