Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ocb

1° Pedal da Cooperação em Belém arrecadou mais de 2t de alimentos

Dia de Cooperar é marcado por emoção e solidariedade

O movimento cooperativista tomou conta das ruas e avenidas de Belém na manhã do último domingo (28) com o 1° Pedal da Cooperação, para celebrar o Dia de Cooperar. A ação em prol do cooperativismo, bem-estar e solidariedade foi promovida pelas cooperativas SICREDI NORTE, SICOOB COOESA, UNIMED BELÉM, UNIODONTO BELÉM, COOPANEST-PA e pelo Sistema OCB/PA, com o apoio da Prefeitura de Belém, Semob, Guarda Municipal e Polícia Militar.

1º Pedal da Cooperação foi marcado por diversão e solidariedade (Divulgação/ OCB Pará)

Além de incentivar a prática esportiva e a cooperação, o Pedal foi símbolo de solidariedade. No total, cerca de mil pessoas participaram, sendo arrecadadas 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis que serão distribuídas para quatro instituições sem fins lucrativos de Belém e Icoaraci: Instituto Áster, Creche Lar Cordeirinho de Deus, Casa do Menino Jesus e Creche Professora Edelburga Queiroz.

O passeio ciclístico é um bom exemplo dos princípios da intercooperação e do interesse pela comunidade. Também mostrou boas práticas de atuação sustentável, como a participação da cooperativa de reciclagem CONCAVES que, durante e após o evento, coletou materiais descartáveis. Foram 80 quilos de garrafas pet e 15 quilos de copos de água coletados durante o Pedal, destinados à reciclagem e gerando renda para os coletores da cooperativa. Mesmo após o Pedal, o Portal da Amazônia permaneceu limpo.

“A nossa participação foi muito importante porque é uma intercooperação, e essas ações fazem com que todos os cooperados se envolvam. Nós tivemos um evento limpo, tivemos equipe em todos os pontos coletando copos e garrafas. No Portal, nós retiramos todos os materiais consumidos no evento, além disso, gerou renda para os catadores”, falou a Presidente da cooperativa, Débora Baia.

1° edição

Essa foi a primeira edição do Pedal da Cooperação no município de Belém, tendo a sua concentração em um dos cartões postais da cidade, Portal da Amazônia, passando por várias ruas e avenidas e retornando ao portal. Além disso, foram realizadas paradas estratégicas para hidratação dos participantes nas sedes das agências da SICOOB Cooesa, Sicredi Norte, Uniodonto Belém e Sistema OCB/PA. O percurso também passou pela sede da Unimed Belém.

No Portal da Amazônia, houve ação da cooperativa médica com aferição de pressão, medição de glicemia e orientações de saúde para os participantes. Após o percurso, um lanche foi distribuído para os ciclistas e realizado o sorteio de duas bicicletas e dois kits-verão, com cooler, cadeira e guarda sol.

Com muita emoção, após ver o empenho de todos os participantes e cooperativas, o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, já planeja a segunda edição e parabeniza todos os envolvidos que contribuíram para o evento ter sido um sucesso. “Foi muito gratificante ver as pessoas unidas em prol do cooperativismo e principalmente da solidariedade. Estamos mostrando que o cooperativismo transforma vidas e como ele impacta positivamente socialmente, desenvolvendo e beneficiando pessoas”, conta o superintendente.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, ações como essa só reforçam os princípios cooperativistas, mostrando para a comunidade a importância de ser cooperativista. "Somos um movimento que tem compromisso com a sociedade e principalmente com o desenvolvimento dela. Com essas ações, visamos colocar em prática os nossos princípios, levando benefícios para a comunidade, como fizemos no 1° Pedal da Cooperação", disse que o presidente.

Ocb
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!