OCB/PA destaca os benefícios do cooperativismo e como ele está inserido no dia a dia

Principal objetivo desse modelo de negócio é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável

Ana Paula Gama
fonte

O cooperativismo é um movimento que nasceu para dar condição de igualdade aos produtores ou prestadores de serviços, que antes não conseguiam acessar o mercado. Sendo assim, esse modelo de negócio se destaca por promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental de maneira coletiva. Diante desse cenário, o Sistema OCB/PA é referência quando se trata de orientação e organização do cooperativismo no estado do Pará.

De acordo com Diego Junio Leal de Andrade, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, a partir de uma cooperativa, o profissional consegue se reunir com outras pessoas para compartilhar a utilização de sistemas, de processos logísticos e acesso ao mercado institucional ou privado.

“O cooperativismo está inserido no dia a dia das pessoas e ele permite que a sociedade entenda que, a partir da compra de um produto ou da contratação de um serviço de cooperativa, estará incentivando um empreendimento coletivo que se preocupa com o meio ambiente, que promove a inserção social, gerando renda e desenvolvimento econômico aos pequenos produtores e/ou prestadores de serviço. Então, a sociedade precisa apoiar o movimento cooperativista”, explica Diego.

VEJA MAIS

image OCB/PA: saiba como montar uma cooperativa
Modelo de negócio pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade

Tipos de cooperativismo

O cooperativismo é um modelo de negócio que possui sete ramos. Eles são enquadramentos da OCB a nível nacional, que facilitam a forma de trabalho da instituição com os empreendedores coletivos. Os ramos são: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; trabalho, produção de bens e serviços; transporte e saúde.

image Boa parte da produção do campo passa por cooperativas, ou seja, o cooperativismo está inserido até nas refeições diárias (Freepik.com)

Para Diego Junio Leal, o cooperativismo está inserido no dia a dia da população brasileira e mundial desde o início do dia. “Quando acordamos pela manhã e tomamos café, temos produtos de cooperativas, seja café, fruta ou ovos. Boa parte da base alimentar vem da agricultura familiar, que é feita também por cooperativas. Outro exemplo é quando pegamos o nosso Smartphone, ele contém alguns minérios que as cooperativas da mineração estão comercializando esses para a produção desse tipo de equipamento. Quando adoecemos e vamos para uma consulta, existe uma cooperativa de saúde que vai realizar esse atendimento”, exemplifica.

Inovação

Em Belém, o cooperativismo foi inovador no segmento dos profissionais farmacêuticos. Eles se reuniram para constituir uma cooperativa de farmacêuticos, que inicialmente prestava serviço em hospitais públicos e particulares. A partir de um planejamento, esses profissionais decidiram abrir a sua própria farmácia, onde conseguem comercializar produtos e prestar serviços por meio desse empreendimento.

O Sistema OCB/PA realiza um processo de representação política e institucional, trabalhando no desenvolvimento de políticas públicas para melhorar cada vez mais o trabalho que as cooperativas desenvolvem. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços do Sistema OCB/PA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!