Labodental explica quando é a hora de fazer a manutenção do material odontológico

Cuidados constantes prolongam a vida útil dos equipamentos

Ana Paula Gama
fonte

Essenciais para um bom tratamento dentário, os materiais do consultório odontológico precisam de uma atenção especial e cuidados constantes, pois garantem a qualidade dos procedimentos, segurança e o bem-estar dos pacientes. Sendo assim, é importante sempre realizar a manutenção ou até mesmo trocar esse tipo de material. Referência na distribuição de produtos odontológicos, a Labodental oferece equipamentos modernos e necessários para o segmento da odontologia.

O primeiro passo para saber se está na hora de trocar ou realizar a manutenção do equipamento é observar se tudo está funcionando corretamente. Caso seja percebido algo diferente, como falhas e ruídos, é necessário tomar as medidas cabíveis como, por exemplo, entrar em contato com o fabricante.

image Dentista Lauro Alves destaca quais materiais odontológicos precisam de manutenção (Foto: Pedro Matos)

De acordo com o dentista Lauro Alves da Silva, especialista em ortodontia, os materiais instrumentais como peças de mão e fotopolimerizadores possuem uma boa vida útil e geralmente precisam apenas de manutenções periódicas. O especialista também destaca que é imprescindível ficar atento à validade dos materiais.

“Também é importante saber o método de armazenamento e manejo desse material”, acrescenta Lauro Alves.

VEJA MAIS

image Saúde bucal: Labodental dá dicas de cuidados essenciais para os dentes
Higienização correta dos dentes ajuda a prevenir uma série de doenças bucais

A seguir, confira os tipos de manutenção para os materiais odontológicos:

1. Manutenção preventiva: como o próprio nome já diz, trata-se de evitar a degradação ou falha do item. Esse tipo de manutenção deve ocorrer em períodos específicos, que geralmente são determinados pelo fabricante do produto. Nesse caso, o próprio dentista pode realizar a manutenção;

2. Manutenção programada: consiste nos ajustes realizados após uma falha ou pane, e que tem o objetivo de voltar às funções normais do aparelho. Esse tipo de manutenção ocorre quando já houve alguma falha no equipamento, porém ainda há tempo de programar a ida à assistência;

3. Manutenção emergencial: é quando o equipamento falha completamente, sendo necessário levá-lo para a assistência o mais rápido possível.

Portanto, realizar a manutenção de equipamentos periodicamente é uma maneira eficaz de melhorar o desempenho dos equipamentos, reduzindo as falhas que acontecem devido ao excesso de utilização e diminuindo as chances de perder completamente o aparelho.

O dentista Lauro Alves ressalta que quando os devidos cuidados com os materiais não são realizados, existem consequências para os pacientes. “O procedimento não é entregue com alto nível. Com isso o índice de intercorrências aumenta bastante”, finaliza.

Ao longo dos anos, a Labodental se consolidou na venda de produtos odontológicos em Belém. Com mais de 30 anos de experiência e atuando com profissionais qualificados para o desempenho dos serviços, a empresa oferece produtos de alto padrão e inovadores, visando sempre atender todas as necessidades dos consumidores. Para saber mais, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!