Novembro Azul: entenda mais sobre o câncer de próstata

Bloqueio hormonal e quimioterapia estão entre os principais tratamentos para a doença

Ana Paula Gama

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, que tem a função de produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.

Diante desse cenário, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu início à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença.

O oncologista Sandro Cavallero, que atua no Hospital Adventista de Belém, explica que geralmente o câncer de próstata se apresenta de maneira assintomática, porém, em alguns casos, os homens podem ter os seguintes sintomas:

- Dor ao urinar;

- Dificuldade de esvaziar a bexiga;

- Vontade de urinar frequentemente;

- Dor óssea.

Segundo o médico, mesmo sem ter os sintomas, é muito importante procurar um médico especialista para que ocorra o diagnóstico precoce da doença.

VEJA MAIS

Campanha Outubro Rosa traz alerta sobre importância de cuidados preventivos
Autoexame e mamografia contribuem para prevenção do câncer de mama

Exames

O câncer de próstata pode ser diagnosticado pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA) e pelo toque retal, conforme revela Sandro Cavallero.

“O toque retal é extremamente rápido. É importante fazer esse exame porque, infelizmente, existem alguns casos em que o PSA não detecta o câncer”, orienta.

Tratamento

Ainda de acordo com o médico, o tratamento depende muito da fase da doença. Os principais tratamentos são: cirurgia, bloqueio hormonal, radioterapia e a quimioterapia. Porém, apenas o urologista pode indicar o melhor método para o paciente.

O Hospital Adventista de Belém possui profissionais altamente capacitados que acompanham o paciente em todas as etapas do tratamento. Para agendar consultas e exames de imagem, entre em contato por meio dos números: (91) 3084-7533 ou (91) 3194-1133. Clique aqui e saiba mais.

Hospital Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!