CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entenda a importância de cuidados com a saúde do sistema cardiovascular

Atendimento especializado para doenças cardiovasculares garante melhor quadro de recuperação para pacientes

Fabrício Queiroz
fonte

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Só no ano de 2016, a instituição estima que 17,9 milhões de pessoas morreram em decorrência dessas enfermidades, o equivalente a 31% de todas as mortes ocorridas naquele ano em nível global.

A preocupação com os casos dessas doenças também é uma realidade no município de Barcarena, na região do Baixo Tocantins. Segundo o diretor médico do Hospital Adventista de Barcarena, Edgar Sobrinho, os principais problemas cardiovasculares que atingem a população são os mesmos que ocorrem predominantemente em todo o mundo: os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e as síndromes coronarianas, mais conhecidas como infartos.

“Esses dois grupos de doença têm como base as doenças popularmente conhecidas como pressão alta, diabetes e a obesidade. Esses são os principais fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares mais graves, que é a principal causa de mortalidade nessa população”, alerta o médico que é especialista em clínica médica e terapia intensiva.

Devido à sua gravidade, as doenças do sistema cardiovascular podem ocasionar sequelas nos pacientes, como arritmias, perda de movimentos em partes do corpo e até a morte.  Por isso, o tratamento adequado e oportuno, bem como a prevenção são de grande importância para a preservar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Em relação ao tratamento, Edgar Sobrinho explica que os AVCs, infartos e outras condições são classificadas como doenças tempo-sensíveis, isto é, são doenças em que a agilidade ou demora no atendimento tem impactos diretos no prognóstico dos pacientes.

“Assim que surge um evento agudo, essas doenças precisam ser tratadas de maneira imediata. Por isso, a existência de centros de saúde próximos do paciente que sofreu o evento e uma abordagem adequada são essenciais”, afirma Edgar Sobrinho, pontuando que a carência de profissionais e serviços estruturados ainda é um desafio para a região amazônica.

Nesse aspecto, a Rede Adventista do Pará vem realizando investimentos para incrementar a oferta de serviços de saúde capacitados para atender essas e outras demandas. No Hospital Adventista de Barcarena, por exemplo, AVCs, infartos, urgências ortopédicas e problemas cardiológicos são tratados com prontidão na unidade que já se tornou referência para o atendimento de casos de baixa e média complexidade.

Aliado a isso, Edgar Sobrinho ressalta que medidas preventivas devem ser adotadas, especialmente no que se refere a mudanças de estilo de vida. “A principal prevenção para esse tipo de doença são as ações frente aos fatores de risco, como o sedentarismo, a obesidade, a pressão alta e o diabetes. Um estilo de vida mais saudável no seu contexto como um todo, com prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada, com aporte calórico e proteico adequado, com controle da quantidade de carboidratos e outros cuidados são essenciais para a prevenção de doenças como essa”, orienta.

Para saber mais sobre a prevenção de doenças cardiovasculares e conhecer os serviços da Rede Adventista de Saúde, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hospital Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!