Síndrome de burnout materno: você sabe o que é?

Exaustão mental, física e alterações de humor são sintomas de alerta

Lorena Saraiva
fonte

Os primeiros sete dias de agosto são marcados pela celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno. A amamentação é um dos momentos mais bonitos, mas também cheio de desafios como a maternidade.

A psicóloga Ivana Teles, psicóloga do Sistema Hapvida, explica sobre a importância e os cuidados com os excessos na rotina da mulher durante a gravidez e após o nascimento dos filhos.

 A rotina maternal é bem corrida com inúmeras tarefas para fazer, além da adaptação da mãe e da criança, mas a psicóloga destaca um crescimento no número de mães que estão cada vez mais cansadas e alerta para o diagnóstico da síndrome de burnout materno. “A grande questão é que nós estamos observando um movimento cada vez mais comum de mães cada vez mais cansadas, exaustas e aí os problemas são justamente os excessos. Quando tudo isso acaba gerando prejuízo na vida da mulher, na vida dessa mãe”, pontua Ivana.

De acordo com Teles, os excessos se tornam visíveis a partir de alguns sintomas como exaustão física e mental, mudanças de humor repentinas e mistura de sentimentos e sensações como tristeza, medo, além do sentimento de culpa de não dar conta de tudo. Ela explica que o suporte e a rede de apoio formada por familiares, amigos e o pai da criança são fundamentais para mulher.

A busca de ajuda médica é indispensável nesta fase como ressalta Ivana. “O primeiro passo é pedir ajuda, o suporte do psicólogo, do psiquiatra, porque sabemos que surgem alterações hormonais, que vão, sim, impactar no humor, muito comum. Além disso, ter uma rede de apoio vai te ajudar bastante (familiares, esposo) somado a tudo isso a delegação de tarefas, porque não se dá conta de tudo isso”.

Se alimentar bem, dormir bem e inserir momentos de lazer e relaxamento são algumas dicas que podem ajudar a reduzir o cansaço e os excessos da rotina.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!