Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Saúde bucal: saiba como prevenir o tártaro e manter os dentes saudáveis

Dentista explica quais as medidas para evitar o surgimento do cálculo dental

Lorena Saraiva

O tártaro ou cálculo dental é uma camada mais endurecida e com aspecto amarelado nos dentes formado pelo acúmulo de bactérias causado pela má higienização principalmente após as refeições.

Além de interferir na estética, o tártaro também pode trazer malefícios para a saúde bucal como inflamações gengivais, entupimento das artérias, doença periodontal e perda de dentes.

A prevenção é a melhor solução para evitar possíveis problemas bucais, como explica Rafaela Magda, dentista do Sistema Hapvida.  “Uma boa higienização da cavidade bucal, dos dentes é essencial para prevenir tanto o tártaro quanto qualquer outro tipo de doença presente na boca”.

Ela indica o uso de alguns produtos para potencializar a higiene da boca como fio dental, soluções antissépticas para bochechos. A consulta regular ao dentista e a ingestão moderada de alimentos ricos em açúcar também podem ajudar a evitar o aparecimento do tártaro.

A dentista ainda detalha sobre outras dificuldades na hora da higienização como dentes muito próximos. “Que você procure o seu ortodontista, faça um tratamento, devolva os dentes à posição ideal”. Por fim, ela pontua que a escovação realizada com eficiência também previne contra outras doenças bucais.

 

Hapvida
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!