CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba como cuidar bem da voz durante o dia a dia

Cuidados diários ajudam a prevenir doenças como câncer de boca e de nariz

Ana Paula Gama
fonte

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, que tem o objetivo de alertar sobre os cuidados para preservar a voz. A data também chama a atenção das pessoas para alterações na voz, que podem indicar problemas de saúde.

Segundo a fonoaudióloga do Sistema Hapvida, Ana Beatriz Pinho, beber bastante água, evitar falar alto e não fumar são cuidados essenciais para preservar e manter a saúde vocal.

image Hábito de fumar prejudica as pregas vocais (Banco de imagens/Pexels)

“Para os profissionais que trabalham com a voz, como os professores, radialistas e repórteres, é muito importante evitar o uso de cigarro, pois esse hábito resseca a mucosa, além de causar câncer de boca e de nariz”, explica.

VEJA MAIS

image Confira os benefícios da atividade física para a saúde
Exercícios físicos promovem o bem-estar físico e mental

image Entenda a importância dos pets no desenvolvimento infantil
Convívio com animais de estimação reduz a ansiedade e fortalece a imunidade das crianças

A seguir, confira dicas para cuidar bem da voz:

1. Beba água em temperatura ambiente: quando estiver falando, beba pequenos goles de água para hidratar as pregas vocais. O aconselhável é beber de sete a oito copos por dia;

image Pregas vocais hidratadas melhoram a vibração da voz (Banco de imagens/Pexels)

2. Evite bebida alcoólica muito gelada: ela resseca a voz, dando um efeito anestésico nas pregas vocais. Isso faz com que ocorra um esforço maior na hora de falar, o que acaba causando rouquidão ou até mesmo a perda da voz;

3. Evite consumir em excesso chocolate e derivados do leite: esses alimentos causam o aparecimento de secreções na garganta, que consequentemente motivam o surgimento de nódulos nas pregas vocais;

image Chocolate provoca irritação na garganta (Banco de imagens/Pexels)

4. Não use sprays e pastilhas: eles também têm um efeito anestésico e mascaram sintomas, além de provocar o uso inadequado da voz;

5. Respire corretamente: Enquanto estiver falando, busque respirar de forma adequada, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Desta maneira, as chances de prejudicar a voz são menores.

Por meio da voz, é possível expressar sentimentos e emoções. Visto isso, é muito importante investir nos cuidados citados acima para manter a voz saudável e evitar o surgimento de possíveis doenças.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!