Os cuidados com a saúde ocular ajudam a prevenir doenças
As consultas ao oftalmologista devem ser realizadas no mínimo uma vez ao ano

Com que frequência você vai ao oftalmologista? Você faz um check-up da visão assim como faz de outras especialidades? Os cuidados com a saúde ocular ajudam a diagnosticar precocemente doenças como a catarata, glaucoma, entre outras.
O oftalmologista Erlon Pinheiro, do Sistema Hapvida, explica que o avanço de algumas doenças pode ser evitado e até mesmo parado com a visita frequente ao médico e realização de exames.
Estima-se que 50 milhões de brasileiros apresentam alguma doença ocular e 60% apresentam alguma alteração mais grave como cegueira ou distúrbio visual avançado, porque a maioria dos pacientes não realiza acompanhamento médico. Para ele, o primeiro passo é a conscientização da importância da visita oftalmológica.
O médico ainda ressalta que as principais doenças que afetam os olhos são as conjuntivites infecciosas. Os pacientes com catarata, os diabéticos que não estão com a glicose em controle e pacientes com glaucoma precisam ir ao especialista ocular com mais frequência do que os outros pacientes.
Além do diagnóstico precoce de doenças, a consulta frequente ao oftalmologista ajuda a detectar dificuldades na visão como o a miopia, hipermetropia e o astigmatismo. A recomendação de consultas periódicas ao oftalmologista é uma vez ao ano para os adultos com o objetivo de prevenção e check-up. A partir dos 40 anos, os problemas oculares se tornam mais comuns por isso o acompanhamento médico deve ser feito a cada seis meses.
Já os pacientes com problemas de visão seguem a frequência do tratamento, que será definido pelo especialista. O uso de medicamentos e colírios deve ser receitado apenas pelo profissional de saúde assim como os óculos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA