Novembro azul: a importância da prevenção

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum entre os homens

Lorena Saraiva

Novembro é marcado pela campanha de cuidados com a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de neoplasia mais comum entre os homens.  O psicólogo Carol Costa Jr. e o urologista Tiago Bisogno, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, desmitificam sobre o exame de toque e falam da importância das ações de prevenção.

O urologista Tiago explica que fatores de risco como idade, histórico familiar de câncer de próstata devem ser sinais de alerta para a procura de atendimento médico para a prevenção. Outro fator de atenção é destinado aos homens negros, com mais incidência da doença.

A ida ao especialista deve ser feita uma vez ao ano a partir dos 50 anos de idade para homens sem fatores de risco e 45 para pacientes com histórico familiar. Tiago destaca que a prevenção é a melhor saída para a cura. “Uma vez detectado na fase inicial as chances de curas são superiores a 90%”.

O exame de próstata é realizado a partir de um exame de sangue chamado PSA e pelo exame de toque, que é rápido e indolor e capaz de diagnosticar todos os tipos de câncer.

O psicólogo Carol Costa Jr pontua que a cultura criada em torno da realização do exame de toque prejudica a prevenção e a detecção da doença.  Ele chama atenção para a priorização da saúde, que explica que o exame é rápido e fácil e sinal de cuidado com a saúde.

Após o diagnóstico do câncer de próstata, uma equipe multidisciplinar atua no tratamento do paciente, entre eles, o psicólogo, que realiza um papel importante  de rede de apoio para que os homens enfrentem esse momento.

“Fundamental em todo o processo, desde o diagnóstico e durante todo o tratamento, porque você se conhecendo, que é a psicoterapia, que é a busca pelo autoconhecimento, você lida melhor com as adversidades da vida e nesse momento no qual você precisa tanto desses especialistas e precisa estar bem consigo mesmo para poder melhor lidar com toda essa situação”, detalha Carol.

Hapvida
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!