Festas de fim de ano: dicas para evitar os excessos

Equilíbrio é a chave para aproveitar as comemorações

Lorena Saraiva
fonte

O mês de dezembro é recheado de festividades e comemorações, mas a cautela e a atenção à alimentação devem ser frequentes neste período, para evitar os excessos. A nutricionista Adilla Almeida, do Hapvida NotreDame Intermédica, apresenta dicas para aproveitar com saúde e responsabilidade.

As comidas da ceia de Natal e das festas de fim de ano são, na maioria das vezes, cheias de carboidratos e outros itens, então o segredo para curtir é o equilíbrio. As atividades físicas são ótimas aliadas e devem ser mantidas no mesmo ritmo habitual.

A nutricionista indica o consumo de frutas e saladas, que são fontes de fibras e a ingestão de iogurtes e frutas antes das festas e refeições, pois ajudam a manter a prudência e atenção na hora da escolha e montagem dos pratos.

Fazer todas as refeições; evitar o jejum prolongado; consumir proteínas (fontes de carnes mais magras, como carnes brancas) e se hidratar estão entre os principais cuidados neste período, além de evitar o consumo excessivo dos acompanhamentos e preparação dos alimentos. “Atenção ao preparo das refeições, dê preferência aos ingredientes de fontes naturais, que podem contribuir no processo de retenção de líquidos. Evite também alimentos embutidos e ultraprocessados, que são fonte de sódio e de gordura, os maiores vilões nesta época”, explica Adilla.

“Cuidado com os acompanhamentos, por exemplo, arroz com creme de leite, risotos, farofa, tortas doces e açúcares em geral. Deve-se ter muita atenção ao excesso dessas preparações”, completa.

O consumo de bebidas alcoólicas também requer equilíbrio. A moderação e a hidratação constante contribuem para uma diversão saudável. Entre as dicas, a nutricionista destaca o consumo de outros líquidos junto com a água para manter o organismo hidratado durante o dia. Ela ainda indica intercalar a água e bebidas alcoólicas nas festas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!