Dia do Professor: cuidados com a saúde da voz

Hidratação, sono de qualidade e alimentação saudável são medidas de prevenção

Lorena Saraiva
fonte

O professor exerce um papel fundamental na vida das pessoas e o dia 15 deste mês é dedicado a este ofício. A voz é a principal ferramenta de trabalho dos profissionais e exige alguns cuidados especiais, como pontua a fonoaudióloga Jéssica Negreiros, do Hapvida NotreDame Intermédica.

Ela é produzida a partir da vibração das pregas vocais, estruturas localizadas na região da laringe e é formada por músculos e recebe a influência dos hormônios e das emoções.

A hidratação está entre as medidas fundamentais para manter a saúde da voz. A fonoaudióloga indica o consumo diário de cerca de 2,5 litros para preservação dos tecidos e bom funcionamento das pregas vocais.

A prática de atividades físicas com frequência faz a diferença e ajuda nos cuidados com a voz, além de outros benefícios já conhecidos para a saúde física e mental. Um sono de qualidade também é um ótimo aliado para que as pregas vocais mantenham um funcionamento de qualidade.

A alimentação age como fator importante para a voz. Jéssica explica que a dieta deve ser saudável, evitando o consumo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos, pois podem causar refluxo, o que pode contribuir para inflamações nos tecidos da laringe. A fonoaudióloga ainda alerta para a ingestão de leite e derivados antes da utilização da voz, porque geram pigarros e tosses.

Ela complementa com outras medidas de prevenção como evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas, pois são prejudiciais para as pregas vocais.

O acompanhamento profissional deve ser frequente para que o funcionamento e manutenção da voz sigam sem riscos. “Procure um profissional para exercícios de aquecimento vocal, é importante realizar sempre que for utilizar a sua voz”, finaliza.

 

Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!