CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Como os alimentos podem impactar na saúde bucal?

A ingestão de carboidratos e alimentos ricos em sódio podem prejudicar a saúde dos dentes

Lorena Saraiva
fonte

Você sabia que uma alimentação desiquilibrada, além de prejuízos para a saúde de modo geral também pode causar danos para a saúde bucal?  Suyana Carneiro, dentista do Sistema Hapvida, explica como alguns alimentos podem alterar o desenvolvimento saudável dos dentes.

O consumo excessivo de carboidratos faz mal para o organismo facilitando o aparecimento de doenças como diabetes e outras e também pode fazer mal a boca de acordo com Suyana. “Existem muitos alimentos como doces, biscoitos, chocolate, balas, chicletes e açúcar, refrigerantes, eles são extremamente ricos em açúcar, onde a bactéria transforma esse açúcar em ácido, onde esse ácido começa a destruir esse esmalte do dente e nessa destruição vai provocar a cárie, causar as dores e desconforto”.

A ingestão de frutas críticas podem afetar a saúde dos dentes. O consumo de limão, laranja e abacaxi devem ser consumidas com moderação.  Elas têm a capacidade de neutralizar o ph da boca, o que favorece a criação de um ambiente mais propício para a proliferação de cáries, além de desgastar o esmalte dos dentes.

A recomendação não é suspender o consumo de frutas cítricas, mas buscar um equilíbrio e realizar algumas ações na rotina como a escovação após um tempo de consumo das frutas e fazer bochechos com bastante água.

Outro tipo de alimentação que deve ser evitada são as industrializadas.  “Podem gerar uma grande quantidade de sódio e o organismo não recebe os nutrientes necessários para suprir o que nós precisamos, principalmente na nossa saúde bucal”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!