Câncer de colo de útero: causas, sintomas e prevenção

Março Lilás reforça sobre prevenção do câncer de colo de útero, a terceira doença mais frequente entre a população feminina do Brasil

Ana Paula Gama
fonte

O câncer de colo de útero trata-se de uma alteração nas células do colo uterino. Na maioria das vezes, essa modificação é causada pelo papilomavírus humano (HPV), que é uma infecção sexualmente transmissível. No mês de março, é realizada a campanha Março Lilás para conscientizar, principalmente a população feminina, sobre a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgados em 2021, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. O diretor de oncologia do Sistema Hapvida, Alexandre Gomes, explica que, além da infecção por HPV, há outros fatores que causam a doença. Por isso, é importante sempre usar preservativo no momento da relação sexual.

“Além disso, o tabagismo também aumenta a incidência do câncer de colo uterino, ou seja, quanto mais cigarro se fuma, maior é a chance de desenvolver essa doença”, afirma o gestor.

VEJA MAIS

image Portal de telemedicina do Sistema Hapvida ultrapassa a marca de um milhão de atendimentos realizados
Desde abril de 2020, a operadora de saúde conta com a plataforma de teleconsultas, que tem um programa de telemedicina hospitalar

image Hapvida investe em desospitalização para que pacientes de covid-19 se recuperem em casa
Sistema de saúde oferece apoio integral de equipe multidisciplinar para a desospitalização de 378 pacientes em toda Belém, desde dezembro 2020

Confira, a seguir, os principais sintomas da doença:

1. Sangramento vaginal anormal;
2. Secreção vaginal anormal;
3. Dor abdominal;
4. Sangramento após a relação sexual;
5. Dor durante a relação sexual.

Tem algum desses sintomas?

Prevenção

Alexandre Gomes ressalta que é muito importante que as mulheres façam anualmente o exame preventivo.

“Um dos exames preventivos da mulher é a colposcopia com biópsia, que verifica se há alteração de células no colo uterino. Quando essa doença é detectada precocemente, a taxa de cura é altíssima”, revela Alexandre Gomes.

image Vacina contra o HPV também é uma forma de prevenir o câncer de colo uterino (Banco de imagens/ Freepik)

Outra forma de prevenir a doença é com a vacina contra o HPV. Atualmente, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem ser imunizados na rede de saúde pública e privada. “É muito importante levar as crianças para se vacinarem”, acrescenta.

Tratamento

Existem alguns tratamentos para o câncer de colo de útero. Eles vão desde a retirada de parte do colo uterino até cirurgia para retirada total do órgão. Esses procedimentos podem ou não precisar de quimioterapia e radioterapia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!