CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Adulto com ‘paladar infantil’: o que fazer?

Hábito trazido da infância pode desencadear várias doenças crônicas

Izabelle Araújo
fonte

A preferência quase exclusiva por fast-food, frituras, doces e a rejeição a comidas nutritivas, como frutas, legumes e cereais é o que caracteriza o chamado paladar infantil em adultos. Tal comportamento muitas vezes é negligenciado e pode trazer muitos prejuízos à saúde.

Segundo Sonalle Andrade, nutricionista que atua no Sistema Hapvida, a disponibilidade de alimentos durante a infância irá relacionar esse paladar a um adulto saudável ou não. “Durante a introdução alimentar, a criança deve ter acesso a comidas ricas em vitaminas e minerais para que, no futuro, ela não rejeite estes alimentos. Quando é rica em açúcar, gorduras e industrializados, a alimentação da criança ocasiona um adulto que vai continuar comendo dessa forma pouco variada”, explica a profissional.

Com o tempo, a rejeição a alimentos saudáveis provoca perdas em nutrientes importantes para a saúde, o que pode levar a casos de anemia, aumentos de colesterol e triglicérides, e causar doenças, como úlcera, gastrite, diabetes, entre outras.

A nutricionista ressalta que existe também um transtorno alimentar relacionado à consistência, cor e sabor de alguns alimentos, chamado Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (Tare) e que é um quadro um pouco mais preocupante.

“É preciso avaliar se o caso se trata somente do paladar infantil, onde o adulto deve se conscientizar para melhorar e variar sua alimentação por saber que isso pode evitar doenças, ou se realmente ele tem esse transtorno e não consegue introduzir alimentos mais saudáveis. Nestes casos é indicado procurar uma equipe multiprofissional para ajudar com esse problema, e aqui cito o psicólogo, nutricionista e endocrinologista”, acrescenta Sonalle.

Com uma ajuda especializada, é mais fácil identificar se o paladar infantil é basicamente um caso de maus hábitos alimentares ou de um transtorno relacionado a essa capacidade humana. Em ambos os casos, uma reeducação alimentar é necessária para melhorar a qualidade de vida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!