Adenovírus: o que é e como tratar?

Doenças respiratórias são as principais causas da família do vírus

Lorena Saraiva
fonte

O adenovírus é uma família de vírus que reúne cerca de 60 subtipos classificados de A a G, e podem causar patologias em diferentes regiões do organismo com destaque para as doenças relacionadas ao trato respiratório, como resfriado, bronquite, conjuntivite, laringite, pneumonias e sinusites, além de casos de diarreias e hepatites.

O médico Maiton Fredson, do Hapvida NotreDame Intermédica, fala sobre as complicações e tratamentos do adenovírus. Ele lembra que, recentemente, o adenovírus 41 vem causando um tipo de hepatite fulminante que está atingindo o mundo todo, sendo um sinal de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus se manifesta de modo sazonal, entretanto, nesta época do ano, aparece de forma mais incidente com doenças respiratórias acompanhada de conjuntivite, sendo a principal forma de manifestação. Ele destaca também que a doença se apresenta com febre, tosse, coriza e obstrução nasal em crianças.

Entre os principais sintomas estão a febre e as diarreias, que  podem permanecer por mais tempo em comparação a outras patologias, por isso devem ser sinais de atenção para os pais. O médico ressalta que o tratamento é sintomático, ou seja, cada sintoma é tratado com uma medicação específica.

A transmissão dos subtipos de adenovírus ocorre por gotículas de saliva, contato com superfícies contaminadas e má higienização das mãos. Maiton Fredson alerta sobre a importância do isolamento no período de ativação da doença para as crianças. “É importante evitar a rotina de escola, pois o vírus é transmissível. Até sete dias após o término dos sintomas é importante o resguardo”.

O profissional complementa que em caso de suspeita de pessoas contaminadas, é fundamental o uso de máscaras, boa higiene dos alimentos e das mãos e utilização de álcool em gel para a limpeza de superfícies.

Os adenovírus também podem causar outras complicações como pneumonia bacteriana, otite média, sinusite com a ministração de antibióticos para tratamentos, porque são doenças sobrepostas.

Boa higiene, repouso e distanciamento de contato com outras pessoas são ações que ajudam a evitar a transmissão e para as pessoas saudáveis, as indicações são a boa higiene das mãos e evitar o ato de espirrar e tossir perto de pessoas saudáveis.

Hapvida
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!