Farmacêutico: conheça áreas de atuação para esse profissional

Mercado de trabalho oferece diversas oportunidades para graduados em Farmácia

Ana Paula Gama
fonte

Dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) mostram que o farmacêutico tem várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho, pois há 135 especialidades farmacêuticas, que estão agrupadas em dez linhas de atuação, entre elas, farmácia clínica, saúde pública, alimentação, estética e perícia criminal.

De acordo com o professor de Imunologia Clínica e Análises Clínicas, Edgard Fernando de Miranda, que atua há cinco anos no Centro Universitário Fibra, o papel do farmacêutico é fundamental para a sociedade, pois esse profissional trabalha para proporcionar saúde com qualidade.

image Edgard Fernando é professor do curso de Farmácia e destaca que a área tem oportunidades no mercado de trabalho (Arquivo pessoal)

O docente destaca que a principal vantagem de se graduar na área é a ampla possibilidade de atuação. “O profissional pode cada vez mais se identificar com umas das atividades. Hoje, as mais exploradas estão sendo a farmácia clínica e a estética”, afirma Edgard Fernando.

VEJA MAIS

image Fibra tem oito cursos superiores voltados para a área da saúde
Graduações são referência em qualidade de ensino e contribuem para a inserção dos profissionais no mercado de trabalho

image Bolsa de estudos da Fibra já formou mais de 4 mil professores. Saiba como ser bolsista!
Programa do Centro Universitário incentiva a formação de professores em História, Geografia, Letras e Pedagogia

Veja, a seguir, cinco áreas de atuação de um farmacêutico:

1. Farmácia clínica;
2. Cosmetologia e estética;
3. Perícia criminal;
4. Saúde pública;
5. Alimentação.

 

Quer ser farmacêutico?

 

1. Farmácia clínica: o profissional atua na orientação sobre o uso correto de medicamentos, além de agir na prescrição farmacêutica. Também pode trabalhar no setor de análises clínicas, com banco de materiais biológicos e de órgãos;

2. Cosmetologia e estética: nessa área é possível trabalhar na produção e controle de qualidade de cosméticos e procedimentos relacionados ao bem-estar das pessoas;

3. Perícia criminal: o profissional desenvolve atividades como especialista em crimes, tentando solucionar casos policiais por meio de testes de laboratório;

4. Saúde pública: pode atuar em postos de saúde e hospitais da rede pública, além de trabalhar com ações técnico-gerenciais e técnico-assistenciais;

5. Alimentação: profissionais executam funções no controle de qualidade, pesquisa, desenvolvimento e produção de alimentos.

image Setor de comésticos está entre os que mais geram oportunidades de emprego (Banco de imagens/ Freepik)

Para o professor Edgard Fernando de Miranda, o mercado oferece boas oportunidades para o profissional de Farmácia. “Há uma grande capacidade de empregabilidade, com diferentes possibilidades de remuneração salarial. Isso depende da carga horária de trabalho e do cargo. Cada vez mais percebemos o crescimento na área”, pontua.

Um dos fatores que geram o sucesso para esse profissional é uma boa formação universitária, que pode ser encontrada na Fibra. O curso tem duração de cinco anos e oferece aulas práticas com profissionais altamente capacitados. Para saber mais, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Fibra
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!