CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saúde em foco no Sesc

Uma das áreas de atuação do Sesc percorre vários municípios paraenses promovendo o bem-estar dos trabalhadores do comércio e comunidade

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante
fonte

O bem-estar e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e da população em geral, norteiam a atuação do Serviço Social do Comércio (Sesc) em todos os estados brasileiros. Na área da saúde, o Sesc planeja suas atividades para que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Por meio de seus programas e iniciativas, que trabalham em ações de caráter educativo, preventivo e curativo, oferece assistência médica dentro de suas atividades, com ações destinadas à prevenção de doenças. 

image A unidade percorreu vários municípios do Pará (Divulgação Sesc)

No Pará, os serviços de saúde vão desde prevenção e restauração da saúde bucal, com atendimentos em clínicas odontológicas, orientações e palestras sobre cuidados com a saúde, restaurantes com alimentação balanceada e acessível, e também a assistência e cuidados da saúde da mulher com a unidade móvel Saúde Mulher. 

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, no ano de 2022 foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama. Esse tipo é o mais frequente entre as mulheres nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e o segundo tipo de tumor mais incidente entre o público feminino do Norte. Em relação ao câncer de colo do útero, o instituto aponta que podem ocorrer 16.710 novos casos nesse mesmo ano. O tumor é o primeiro que mais acomete as mulheres na Região Norte. Esse tipo de doença ocupa a segunda posição no Centro-Oeste e a terceira no Sul e Sudeste.

image Entre os exames oferecidos, estiveram exames dedicados à saúde da mulher (Divulgação Sesc)

Para diminuir esses números foi implantada em 23 estados do Brasil a unidade móvel Sesc Saúde Mulher com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde.

A estrutura consiste em uma Unidade Móvel dividida em consultório ginecológico para realização da consulta de enfermagem e exame de Papanicolau, sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera..

Alinhado com o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero do Governo Federal, a unidade realiza gratuitamente exames de prevenção, além de ações de educação em saúde e de capacitação em municípios não contemplados com unidades físicas do Sesc. 

A mamografia é indicada para mulheres de 40 a 69 anos, sem requisição médica. Já o Papanicolau ou preventivo é indicado para mulheres que já iniciaram atividades sexuais. Todos os exames de mamografia são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) referência nacional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS. O hospital, além de treinar as equipes de trabalho, também será o responsável pela emissão do laudo dos exames de mamografia.

Em 2021, a unidade móvel esteve em Salinópolis, no Pará, e realizou 992 mamografias e 947 exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU), além de mais 1.626 orientações e consultas de enfermagem sobre o resultado pós-PCCU. 

Para o atendimento é necessário levar os documentos originais e cópias do RG; CPF; Cartão SUS; Carteira do Sesc e comprovante de residência e seguir as orientações indicadas para cada exame. 

A iniciativa enaltece marcas evidentes do cumprimento do papel social do Sesc, reforçando o propósito da instituição em desenvolver ações voltadas ao bem-estar e ao resgate da cidadania.

Informações e agendamento: 0800-941-1242 / 3235-7448 / www.sesc-pa.com.br

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Fecomércio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!