Transferência de faculdade: entenda como funciona
Pedido de mudança pode ser realizado após o aluno ter cursado, no mínimo, um semestre

Quando existe o desejo de mudar de faculdade, o aluno pode solicitar transferência para outra instituição de ensino superior. Para que esse processo aconteça, é necessário que o estudante tenha cursado, no mínimo, um semestre na faculdade de origem.
A mudança, conhecida como transferência externa, também depende de alguns critérios estabelecidos pela instituição que receberá o graduando, conforme explica a coordenadora de cursos da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Elizângela Mendonça.
“Nesse caso, o aluno que solicitar transferência, deve apresentar cópia do histórico acadêmico, bem como a ementa das disciplinas do curso de origem, para que seja analisado com a grade curricular do curso para o qual se pretende transferir”, destaca.
A coordenadora comenta que, após a análise da carga horária no histórico escolar, é possível fazer o aproveitamento de algumas disciplinas já cursadas, creditando matérias na nova faculdade. “Ou posteriormente o aluno pode cursar as disciplinas que não puderam ser creditadas no transcorrer do curso”, acrescenta.
VEJA MAIS
Documentos
Segundo a profissional, hoje, a Esamaz oferta a modalidade de transferência externa ou ainda é possível ingressar na instituição por meio da segunda graduação.
“Para solicitar a transferência para a Esamaz, o aluno deve acessar o site da instituição (www.esamaz.com.br), preencher o requerimento de vaga e levar até a secretaria acadêmica, juntamente com as seguintes documentações: original e cópia do histórico escolar da instituição de ensino superior de origem (IES); original e cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; e o comprovante de mensalidade paga no último semestre cursado na IES de origem”, orienta Elizângela Mendonça.
Clique aqui e confira condições especiais para transferência de faculdade e segunda graduação.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA