Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Conheça as áreas de atuação do fisioterapeuta

Profissional auxilia na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio da prevenção de doenças e da reabilitação física

A Fisioterapia é uma das especialidades da área da saúde que está mais em alta no que diz respeito à demanda por atendimento. A informação foi apurada pela Revista Exame, que constatou que a procura por serviços de fisioterapia cresceu em 725% entre 2020 e 2021.

Isso se deve muito à pandemia do coronavírus e às consequências sentidas pelas pessoas que se recuperaram da doença, mas também ao maior reconhecimento da importância dessa atividade diante de fatores como o envelhecimento da população.

A partir desse movimento, a procura pelos cursos de graduação também tem aumentado. A professora Selma Kazumi Noguchi, coordenadora do curso de Fisioterapia da Esamaz, explica que o perfil de quem quer se tornar fisioterapeuta está é de uma pessoa aberta e com iniciativa.

“O perfil comportamental está relacionado principalmente ao indivíduo comunicativo, que irá desenvolver ao longo de sua formação habilidades manuais, iniciativa para tomada de decisão, liderança e gerenciamento”, detalha.

Para quem optou por essa carreira, existem mais de 10 especialidades reconhecidas, sendo uma das mais crescentes a Fisioterapia Respiratória, que realiza atendimento relacionado aos distúrbios respiratórios principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais.

Confira abaixo outras áreas de atuação da Fisioterapia:

1 - Fisioterapia Traumato-Ortopédica: é a modalidade que trata as lesões causadas por traumas ortopédicos, como acidentes e quedas, desenvolvendo exercícios para recuperação dos movimentos do membro afetado.

2 - Saúde da Mulher: desenvolve a ginástica íntima, que auxilia com a redução de cólicas menstruais, prepara o corpo para o parto, ajuda a diminuir sintomas da menopausa e também no tratamento de incontinência urinária.

3 – Osteopatia: trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar dores.

4 – Quiropraxia: é o campo onde o profissional atua na prevenção de doenças ou seu agravamento e reabilita fisicamente o paciente.

5 - Fisioterapia em saúde coletiva: muito presente no atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), este profissional atua na saúde da família, contribuindo para promoção da saúde e na prevenção de doenças cardiovasculares geradas por fatores de risco como tabagismo, diabetes, obesidade e hipertensão.

6 - Fisioterapia desportiva: nesta área o profissional se especializa em técnicas para prevenir e tratar lesões em atletas de várias modalidades. Ele pode atuar em clubes, academias e centros esportivos.

7 - Fisioterapia dermatofuncional: atua com o campo da estética, aplicando técnicas que ajudam os pacientes a reduzirem marcas de expressão, gordura localizada e a flacidez da pele, por exemplo.

8 – Acupuntura: é uma técnica milenar chinesa que usa agulhas para estimular pontos do corpo e corrigir disfunções musculoesqueléticas e alterações no sistema nervoso. O fisioterapeuta pode se especializar nessa técnica comprovada pela neurociência para dores e tensões musculares de seus pacientes.

Qualificação como chave de sucesso

Segundo a professora Selma Kazumi Noguchi, a garantia do sucesso profissional está relacionada principalmente à qualificação. “É importante manter-se atualizado e basear seus estudos e atuação nas evidências científicas”, afirma.

Em Belém, a Esamaz forma profissionais de Fisioterapia há 15 anos, com a curso de graduação de 5 anos de duração. A instituição conta com professores mestres e doutores e uma infraestrutura de laboratórios especializados e clínica para atendimento das principais especialidades, oferecendo assim um ambiente de estudo qualificado desde os primeiros semestres até os períodos mais avançados.

“Também temos com convênios com os principais hospitais da capital, além de pós-graduação nas principais áreas para manter a educação permanente”, finaliza a coordenadora

Para conhecer este e outros cursos oferecidos pela Esamaz, clique aqui.

Palavras-chave

Faculdade Esamaz
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!