Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Férias escolares devem ser curtidas com consumo consciente de energia

A orientação da Equatorial Pará serve para evitar aumento na conta de energia

Paloma Lobato

O mês de julho é o mês das férias escolares da criançada, tempo de se divertir com os amigos, famílias. Curtir aquele sítio no interior, aquela praia ensolarada ou até mesmo de curtir em casa, descansando e aproveitando para recuperar as energias. Entretanto, é necessário ficar atento ao aumento do consumo de energia elétrica para evitar sustos na próxima conta de luz.
 
Juntamente com as férias, chegou o verão trazendo muito calor por todos os cantos do Pará. E tomar banho geladinho acaba sendo uma das alternativas para se refrescar. A dica é diminuir o uso do chuveiro elétrico, deixar o chuveiro na posição “verão” e tomar banhos rápidos. Aliás, diminuindo em apenas um minuto o tempo embaixo do chuveiro, haverá economia suficiente para assistir 45 minutos de televisão. E por falar em TV, uma de 32” (LCD) ligada todos os dias, por 5h, pode representar na conta de energia um consumo de até 19,5 kwh. O correto é desligar quando não estiver assistindo e nem dormir com o aparelho ligado. A mesma orientação vale para o uso de vídeo game, do computador.
 
Dormir até mais tarde é bom, mas o calor incomoda e o maior vilão da conta de luz, o ar-condicionado, acaba ficando ligado por mais tempo. A dica é: use o “timer” (temporizador) do aparelho e programe-o para desligar depois de algum tempo. O ideal é manter o aparelho configurado para a temperatura de 23ºC. 

Os especialistas da Equatorial Pará orientam que sejam realizadas manutenções periódicas dos filtros do ar-condicionado, uma vez que quando estão sujos impedem que o ar circule direito e forçam o aparelho a trabalhar mais. Se seguir direitinho essas recomendações, a economia no consumo com climatização pode ser de mais de 40%, em média. Cuidado também com o ventilador, para não deixa-lo ligado o dia todo, principalmente se não tiver ninguém por perto.

Troca de lâmpadas
 
Para ajudar na economia de energia elétrica, a Equatorial Pará possibilita aos clientes, por meio de ações na comunidade, a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, consideradas até 80% mais econômicas. “Estamos diariamente realizando ações que fomentem o uso racional de energia e, por consequência, redução na conta de luz. Substituímos lâmpadas, geladeiras, temos o E+ Reciclagem, que troca resíduos recicláveis por desconto na conta, para que no fim do mês, nossos clientes sejam beneficiados”, destaca Willian Melo, engenheiro da área de Eficiência Energética.

O consumo tende a aumentar, nesse período, principalmente por conta do uso de aparelhos eletrônicos (Reprodução/Equatorial Pará)
 
Energia em excesso, só pode se for da garotada, porque o uso exagerado da eletricidade nesse período de férias e verão amazônico pode sair cerca de 20% superior nas contas mensais.

Para evitar, é importante seguir as orientações da distribuidora: 
 
- Evite abrir a geladeira a todo momento;
- Apague as luzes quando sair de um cômodo;
- Deixe acumular roupa para lavar, na máquina, sempre com o volume máximo indicado pelo fabricante;
- Desligue o computador, o vídeo game ou a televisão se não estiver utilizando;
- Em caso de viagens de férias, desligue da tomada todos os aparelhos que não tenham necessidade de permanecer ligados;
- Acumule o máximo de roupas para ligar o ferro o mínimo possível. Sempre que precisar interromper o serviço, desligue;
- Se precisar deixar alguma lâmpada acesa dentro de casa, deixe uma de LED e de baixa potência.

Equatorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!