Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Equatorial Pará reforça cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

A concessionária de energia iniciou campanha de segurança a fim de evitar acidentes

Paloma Lobato

O uso da energia elétrica de forma segura é fundamental para evitar problemas. Para a Equatorial Energia Pará, a segurança com eletricidade é um assunto sério e, por isso, a empresa deu início a uma campanha de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica. 

A ação "Evite acidentes com energia. Proteja hoje seu futuro" tem a finalidade de conscientizar, de forma didática, a população sobre os riscos e perigos com a eletricidade. De acordo com a concessionária de energia, de janeiro a julho de 2022, a Equatorial Pará registrou, em todo o Estado, 27 eventos acidentais envolvendo energia elétrica. Dentre esses, 15 foram fatais. 

Principais causas de acidentes

Os dados de acidentes registrados ao longo da metade do ano são um alerta para a população, que desconhece os principais fatores que podem causar acidentes na rede elétrica de energia. Entre eles estão a construção/reforma próxima a rede elétrica, intalação de antenas, pipas engatadas na rede elétrica, ligações clandestinas e intervenções indevidas na rede. 

Apesar dos acidentes envolvendo a rede elétrica estarem diminuindo ao longo dos anos, o objetivo da Equatorial Pará é zerar esse tipo de ocorrência. “Infelizmente, mesmo com uma série de orientações, as pessoas ainda cometem imprudências em atividades do dia a dia, que acabam por ocasionar esses acidentes. A Equatorial Energia trabalha regularmente para reduzir essa estatística”, destaca o executivo da área de segurança da concessionária, Alex Fernandes. 

Cuidado com a vida

A campanha da Equatorial Pará busca reforçar a importância das atitudes de segurança que devem ser feitas para evitar acidentes de forma imediata, com senso de urgência, a fim de evitar possíveis problemas. Além disso, mostra a preocupação com a vida do consumidor, evidenciando pequenas mudanças necessárias no cotidiano, como não esquecer aparelhos eletrônicos ligados à tomada e evitar construções perto de fiação na rua, podem salvar vidas. 

“Prezamos pela vida de todos. Para quem faz uma obra, é importante sempre destacar o cuidado no manuseio de vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos. Já dentro de casa, é válido não sobrecarregar a instalação elétrica, utilizar aparelhos adequados para a conexão dos fios, a fim de evitar curto-circuito, e, principalmente, não realizar ligações clandestinas”, pontua Alex.

A Equatorial Pará reforça ainda que, se alguém for vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 091 0196 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Equatorial
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!