Equatorial Pará forma 1ª turma de eletricistas exclusiva para mulheres

Projeto Escola de Eletricistas, que tem o apoio do Senai, certificou 23 novas profissionais

Paloma Lobato
fonte

Na manhã desta terça-feira, 23, a Equatorial Pará, por meio do programa Escola de Eletricistas, do E+ Profissional, formou a primeira turma de eletricistas exclusivamente de mulheres no Pará. O projeto, que conta com a parceria do Senai, certificou 23 profissionais, que, durante 4 meses, tiveram aulas teóricas e práticas e agora estão aptas ao mercado de trabalho.

Como o setor ainda é majoritariamente masculino, o curso tem o objetivo de ampliar a representatividade feminina nas operações, com qualificação profissional e tecnológica gratuita. Vale ressaltar que, no período, elas também receberam uma bolsa de incentivo com o objetivo de auxiliar a subsistência de cada estudante.

De acordo com Marcos Almeida, presidente da Equatorial Pará, a Escola de Eletricistas para mulheres está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU, com os quais a distribuidora de energia está comprometida, especialmente o ODS 5, que indica ações que contribuam para o combate de todas formas de discriminação e promovam a inclusão social.

“Com esta iniciativa, a Equatorial Pará assume um papel social importante no desenvolvimento do estado. Com a formação, essas mulheres agora têm a chance de serem inseridas no mercado de trabalho e assim podem conquistar a independência financeira”, destaca Marcos.

Para Thilza Sena, de 32 anos, o curso é uma porta que se abriu para novos sonhos profissionais. Ela, que está finalizando o curso de oceanografia, espera, a partir de agora, trabalha com o setor elétrico.

“Eu já tinha visto as inscrições para turmas anteriores. Então, quando abriu vaga para turma exclusiva de mulheres, fiquei animada e resolvi participar da seleção. Com o curso, eu me sinto totalmente capacitada para começar a trabalhar na área”, comenta Thilza.

image O projeto certificou 23 profissionais, que, durante 4 meses, tiveram aulas teóricas e práticas e agora estão aptas ao mercado de trabalho. (Reprodução/Equatorial Pará)

O Curso

Com duração de 4 meses, a Escola de Eletricistas abordou assuntos teóricos e práticos, além de aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4x4. As alunas tiveram, também, cursos comportamentais com o objetivo de apoiar no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Equatorial
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!