Saiba como acompanhar o consumo de energia e economizar na fatura

Alta na conta de energia faz consumidores pensarem em outras formas de gerar e gerir energia

fonte

A crise hídrica no Brasil é a pior dos últimos 91 anos e tem impactado diretamente no bolso do consumidor. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a energia elétrica foi o item que mais pesou no mês de maio. A alta foi de 5,37%. Diante deste cenário, consumidores tentam economizar o quanto podem e viabilizar novas formas de gerar e gerir energia.

É o caso da empresa Frango Americano. De acordo com a gerente industrial, Márcia Gabriel, o grande diferencial ao migrar para o Mercado Livre de Energia foi a redução de custo com energia elétrica. “Optamos por esse modelo com esse objetivo, reduzir custos em nossas unidades. Hoje, após quase dez anos, economizamos 20% em se tratando de energia elétrica”, declara Márcia.

image Márcia Gabriel, gerente industrial da Frango Americano, afirma que a economia da empresa com energia elétrica é de 20% após a contratação do serviço de gestão (Arquivo pessoal)

O Mercado Livre de Energia ganha esse nome por se tratar de um ambiente de negociação livre do setor, onde os participantes tratam das condições de contratação, desde o fornecedor, preço, até quantidade de energia contratada. Quem adere ao mercado livre tem a possibilidade de gerir on-line a energia e acesso à fatura, à previsão de custos, resultado de economia.

“Ter um acompanhamento especializado no mercado traz uma vantagem competitiva importante ao consumidor, uma vez que o mercado de energia é um ambiente complexo, com inúmeras regras e instrumentos regulatórios específicos, onde esse tema muitas vezes não tem nenhuma relação com a atividade fim do consumidor. Uma assessoria especializada, trabalhando de forma integrada com o cliente, consegue enxergar oportunidades de redução de custos com a energia elétrica e o consumidor ganha com a facilidade e rapidez no acesso às suas informações, além, claro, da economia”, afirma o gestor da Elétron Gestão, Matheus Rafael.

image Matheus Rafael, gestor da Elétron Gestão, pontua que a gestão de contas trabalha de forma integrada com o cliente, auxiliando no controle e redução de custos (Divulgação/ Elétron)

De acordo com o especialista, o Mercado Livre de Energia é para qualquer tipo de consumidor e o serviço de gestão também. A Elétron Gestão realiza esse processo de migração do consumidor do mercado tradicional, com consumo de energia pela concessionária, para o Mercado Livre. “Hoje gerimos 600 unidades consumidoras de diversos segmentos econômicos, proporcionando segurança, suporte, inteligência de mercado, previsibilidade, dentre outras coisas”, acrescenta o gestor.

Ele diz ainda que o sistema sendo on-line facilita o manuseio por pessoas de diferentes ramos. “Tem facilidade no acesso às informações, o que permite que clientes que acabaram de migrar para o Mercado Livre também possam usar o Sistema Integra aqui da Elétron, mas, claro, com o apoio da nossa equipe de gestores”, explica Matheus.

image Equipe da Elétron Gestão auxilia cliente na migração ao Mercado Livre de Energia e oferece suporte com inteligência e previsibilidade (Lucas Oliveira)

Neste tipo de mercado ainda é possível vender a energia, caso haja sobra da quantidade contratada. O repasse pode ser feito diretamente para outro consumidor ou para outra comercializadora. Matheus Rafael diz que é feita uma análise do mercado para que a oferta da sobra seja vendida ao melhor preço possível. “Porque a ideia é rentabilizar a operação e, claro, tudo associado a uma análise dos possíveis compradores, com o objetivo de garantir ao máximo a segurança dos clientes”, ressalta.

Este acompanhamento especializado facilita a negociação nesse ambiente complexo da geração de energia, que possui inúmeras regras e instrumentos regulatórios específicos, que muitas vezes não tem nenhuma relação com atividade fim do consumidor.

Grupo Elétron Energy

No mercado desde 2012, o grupo Elétron Energy está presente em Recife (PE), São Paulo (SP), Belém (PA), Maceió (AL) e Manaus (AM) e é formado pela Elétron Gestão, Elétron Power e Elétron Energy, sendo essa a comercializadora de energia elétrica. As empresas do grupo atendem consumidores em todas as regiões do país, proporcionando uma redução de custo com energia de até 40%.

No segmento de geração de energia, a empresa tem usinas solares em operação em Pernambuco e Minas Gerais e PCHs no Estado da Bahia, além de estar construindo 22 novas usinas em outros estados do país.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Elétron, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eletron Energy
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!