CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Descarte consciente de remédios: Reinafarma alerta para a importância dessa atitude

Fazer o descarte de forma adequada ajuda o meio ambiente e evita problemas de saúde

Paloma Lobato
fonte

Que os medicamentos são essenciais para a manutenção da nossa saúde, seja no controle de doenças crônicas ou até para um simples desconforto, isso todo mundo já sabe. Mas o que você faz com os medicamentos que estão fora da validade ou sem uso? O descarte inadequado de remédios acaba trazendo sérios prejuízos para o meio ambiente, os animais e os seres humanos. Pensando nisso, a Reinafarma destaca a importância de fazer o descarte consciente de medicamentos. 

Descartar os remédios da maneira correta evita que esse tipo de material chegue aos esgotos (pias e vasos sanitários) e, consequentemente, afetem o ecossistema aquático. Quando jogados no lixo comum, os medicamentos vão para os aterros ou lixões, onde além de outras pessoas terem contato com esse tipo de produto, correndo o risco de ingerí-los sem controle e causar intoxicações, eles ainda podem dissolver e infiltrar no solo, contaminado-o. 

"As estatísticas dea companhia Brasil Health Service (BHS) mostram que um quilo de medicamento descartado via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Uma vez liberados no lixo comum, esses resíduos de medicamentos seguem para o aterro, comprometendo a qualidade do solo", destaca o coordenador farmacêutico da Reinafarma, Alexandre Barros. 

Tratamento correto

A Reinafarma entende a importância do descarte consciente para a preservação e manutenção do meio ambiente. As unidades da farmácia genuinamente paraense contam com coletores para descarte de medicações vencidas ou sem uso. 

"Todas as filiais da Reinafarma possuem o descartômetro, onde a pessoa que possui medicamentos vencidos ou sem uso em suas residências pode ir até uma filial e entregar até o farmacêutico, o qual irá fazer a separação correta entre medicamentos de acordo com a sua forma farmacêutica, tais como xarope, comprimidos, cápsulas, dentre outros. Além da separação entre vidros, bisnagas e blister, armazenando de forma correta no descartômetro", explica o coordenador farmaêutico da Reinafarma

Para realizar o descarte correto de suas medicações é simples e muito fácil. Basta ir até uma Reinafarma mais perto de você e descartar os remédios nos coletores adequados. Essa atitude simples é de extrema importância para ajudar a evitar a contaminação do meio ambiente, garantindo um futuro melhor para todos e para o planeta. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!