História: veja os assuntos que mais caem no Enem

Independência do Brasil e Grécia antiga estão entre os assuntos mais recorrentes

Ana Paula Gama
fonte

Com as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próximas, os alunos que estão em preparação estabelecem estratégias de estudos variadas para alcançarem um bom desempenho e uma delas é a seleção dos conteúdos mais recorrentes no exame.

O professor de história, Emerson Soares, revela que mesmo com a premissa de avaliar o desempenho dos alunos a partir de tudo que foi trabalhado no nível final da educação básica, o Enem cobra alguns conteúdos com maior frequência.

image O professor de história, Emerson Soares, destaca quais assuntos são mais abordados no Enem (Divulgação/ Sistema de Ensino RB)

“Em história, não é diferente. Uma dica importante no campo da história geral seria revisar os conteúdos de Grécia antiga, idade média, iluminismo, revolução industrial e as guerras mundiais, pois se associam às competências da área de humanas que ocasionam a compreensão dos fundamentos e conceitos como o de cidadania e democracia”, explica o docente que atua no Sistema de Ensino RB.

VEJA MAIS

image Por que é importante estimular a leitura desde a infância?
Senso crítico e repertório cultural são despertados pelo hábito de ler

image Educação: entenda os benefícios do uso de tecnologias multimídias no ensino
Aulas dinâmicas e autonomia dos alunos estão entre as vantagens do ensino inovador

O professor ressalta que também é importante entender as transformações tecnológicas e o impacto que as mesmas causam nos processos de produção e nas relações de trabalho ao longo do tempo.

“Na parte de Brasil, um objeto de conhecimento muito cotado para a prova que ocorrerá nos próximos meses é o processo de independência do Brasil, já que esse ano se comemora o bicentenário, ou seja, os 200 anos desse momento histórico nacional”, avalia Emerson.

Os estudantes também devem ficar atentos para o período colonial, com ênfase na escravidão e nas heranças ainda presentes na sociedade, como o racismo.

“Também para o segundo reinado e o fortalecimento da identidade nacional, além da chamada ‘Era Vargas’, não só devido à extensão temporal, mas por suas controvérsias, permeadas por conquistas e limitações muitas vezes direcionadas para certos segmentos sociais”, finaliza o professor.

O Sistema de Ensino RB ajuda o aluno criar uma rotina de estudos com leituras ligadas aos assuntos mais recorrentes no Enem e na atualidade, além da elaboração de mapas mentais, que podem ajudar na aprovação. Clique aqui e saiba mais.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Curso Rosana Bastos
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!