Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ginástica rítmica infantil: veja 4 benefícios para o desenvolvimento das crianças

A prática vem ganhando cada vez mais adeptos e garante muitos benefícios para os pequeninos

Paloma Lobato

A ginástica rítmica é um esporte que vem atraindo cada vez mais as crianças. Na modalidade, que combina balé, dança e ginástica, os praticantes utilizam de diversos aparelhos, como bola, fita, corda e arcos. A prática reúne diversas vantagens para o desenvolvimento infantil. 

A busca pela modalidade deu um salto após a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistar uma medalha de ouro e uma de prata nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado. Apesar do aumento na procura, muita gente desconhece os benefícios da modalidade para as crianças. 

O Colégio Marista separou as principais vantagens da ginástica rítmica para os pequeninos. Confira:

Desenvolvimento neuropsicomotor

O desenvolvimento neuropsicomotor ocorre durante todo o processo de amadurecimento do ser humano. É por meio dele que se torna possível analisar os avanços e os atrasos na coordenação motora. Com os movimentos trabalhados na ginástica rítmica é possível criar a imagem corporal, onde estão ligados corpo e a inteligência emocional. Dessa forma, a utilização da ginástica rítmica auxilia diretamente no desenvolvimento integral da criança. 

Promove a concentração e autoconfiança

A ginástica rítmica é um dos esportes mais acessíveis, proporcionando benefícios para crianças com diferentes perfis. Além disso, os pequenos conseguem se autoconhecer melhor e se relacionar com mais facilidade. Com a prática, as crianças também desenvolvem novas habilidades de foco e socialização. A prática individual do esporte também proporciona a descoberta de potencialidades e singularidades inseridas no contexto escolar, que certamente tendem a refletir de forma positiva no processo de escolarização, garantindo que a criança tenha autoconfiança nas atividades por ela exercidas.

A ginástica rítmica auxilia diretamente no desenvolvimento integral da criança (Reprodução/Colégio Marista)

É muito importante destacar que essas habilidades são percebidas no tempo de cada criança. Com isso, algumas demandam um tempo maior para o desenvolvimento em relação a outras. Seguir o tempo de cada uma e evitar comparações é essencial durante as aulas de ginástica. 

Corrige más posturas

Quando praticada com frequência e de maneira correta, a ginástica rítmica possibilita o condicionamento na postura das crianças. Como a postura correta é obrigatória e treinada continuamente nos treinos da modalidade, o benefício para o corpo ocorre de forma visível. 

Trabalho em equipe

Assim como em qualquer esporte coletivo, a ginástica rítmica exige muita disciplina e harmonia entre os participantes. Dessa forma, a criança tem a oportunidade de vivenciar experiências de trabalho em equipe, mostrando a importância da união de todos para que o resultado final seja o mais satisfatório possível. 

O Colégio Marista sabe a importância da prática e oferece um espaço para troca de experiências e aprimoramento técnico. Saiba mais! 

Colégio Marista
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!