Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Entenda a importância da educação socioemocional para as crianças

A educação socioemocional ajuda o aluno a reconhecer e refletir sobre as próprias emoções e relacionar-se bem com os outros

Paloma Lobato

A educação socioemocional é o processo de formação que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. O tema vem ganhando cada vez mais destaque e passou a fazer parte do currículo obrigatório brasileiro por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A perspectiva tem como finalidade promover de forma intencional o trabalho com a inteligência emocional e as chamadas competências socioemocionais, trazendo uma série de benefícios para os alunos. No Colégio Gentil Bittencourt, por exemplo, a educação socioemocional é trabalhada de forma a garantir ao aluno  reflexões, debates e estímulos para o desenvolvimento de habilidades como respeito consigo e o outro, autocontrole, autoconfiança, tolerância e perseverança. Além disso, o processo auxilia no combate ao bullying, estresse e frustrações estimuando a tolerância e responsabilidade.

Como desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar

Um dos primeiros passos na implementação da educação socioemocional na escola é incorporar o trabalho com as habilidades e competências em todas as práticas e rotinas de sala de aula, por meio de metodologias de ensinos que tragam essa perspectiva. O ideal é investir em atividades que ressignifiquem a tradicional postura passiva do aluno, o encorajando a se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem, garantindo o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo a família.  

A metodologia garante uma série de benefícios para os alunos (Reprodução/Colégio Gentil)

Entretanto, é necessário que toda a comunidade escolar se empenhe no desenvolvimento da educação socioemocional, além de professores e familiares. É em casa que se reforçam e aplicam os conhecimentos aprendidos, discutidos e refletidos na escola. No Colégio Gentil Bittencourt, as famílias têm compreendido a importância desse trabalho, principalmente pós-pandemia, em que muitas crianças precisaram passar por um processo de readaptação frente à nova realidade.

O Colégio Gentil Bittencourt em como finalidade transformar o mundo por meio da educação, com um currículo comprometido com a educação socioemocional, investindo em bons programas de capacitação e formação continuada. 

 

Colégio Gentil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!