Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Entenda por que a gestão de resíduos sólidos é importante para as empresas

Realizar a gestão de resíduos sólidos é cumprir a lei e traz benefícios diretos para a dinâmica das atividades produtivas

Fabrício Queiroz

A sociedade demanda cada vez mais pela promoção da sustentabilidade. Para colocar essa ideia em prática, um aspecto fundamental é manter as políticas para o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos oriundos das atividades do setor produtivo. Os efeitos disso são observados em vários contextos que refletem na realidade das empresas e na preservação do meio ambiente.

Em primeiro lugar, é importante dizer que a gestão de resíduos sólidos é uma exigência legal, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei estabelece que as empresas geradoras de resíduos perigosos ou não perigosos implementem um plano de gerenciamento dos resíduos, ou seja, adotem ações para o acondicionamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada desses materiais. A obrigatoriedade se aplica a fábricas, estabelecimentos de saúde, indústrias da mineração, portos, terminais e outros serviços de transportes, além de atividades agropecuárias ou de exploração florestal, entre outros.

A blendagem para coprocessamento é uma das soluções para o tratamento de resíduos industriais (Divulgação / Cidade Limpa)

O plano de gerenciamento de resíduos sólidos é parte integrante da análise do licenciamento ambiental de alguns empreendimentos. Quem não cumpre a exigência legal está sujeito a penalidades, que podem variar desde o pagamento de multas até a reclusão dos responsáveis.

As empresas comprometidas com o tratamento adequado de seus resíduos sólidos também podem usufruir de melhorias em seus processos produtivos. Determinados tipos de resíduos, como sucatas metálicas ou de aço, podem ser reciclados e reaproveitados como matéria-prima para a geração de novos produtos no setor siderúrgico.

VEJA MAIS

Saiba o que é a blendagem e como ela ajuda na gestão de resíduos
A blendagem para coprocessamento garante o tratamento e a destinação correta de resíduos com menor impacto ambiental

Entenda como é o gerenciamento de resíduos sólidos industriais
Materiais perigosos devem passar por tratamento especializado para evitar danos ambientais

No mercado, há também a alternativa da blendagem para coprocessamento. Trata-se de um processo em que resíduos industriais de diferentes tipos são transformados em produto com alto poder calorífico, o “blend”, que serve como combustível alternativo nos fornos de produção de cimento. Esse tipo de serviço é oferecido pela Cidade Limpa que possui a maior unidade de tratamento de blendagem da região Norte.

Com a utilização da tecnologia de tratamento de blendagem para coprocessamento, as empresas geradoras de resíduos adotam uma destinação final mais sustentável. Outra vantagem ambiebtal é que o "blend" contribui efetivamente para a redução dos danos ambientais, visto que, por exemplo, diminui o uso de combustíveis fósseis.

Por fim, vale destacar que a responsabilidade socioambiental das empresas se torna cada vez mais um aspecto decisivo para o mercado e para o comportamento do consumidor. Uma pesquisa da agência Union+Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos ou contratar serviços de empreendimentos com práticas sustentáveis.

Dessa forma, dar tratamento adequado aos resíduos sólidos e adotar outras práticas ambientalmente corretas traz benefícios para a imagem da organização no mercado. Essa postura é percebida como um diferencial de uma empresa séria e comprometida com o bem-estar coletivo e o futuro da humanidade.

Para saber mais sobre as soluções para o gerenciamento de resíduos sólidos mais adequadas para o meio ambiente e a realidade da sua empresa, clique aqui.

Cidade Limpa
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!